Pages

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Bacalhau albardado

Retirei esta receita do livro Cozinha Tradicional Portuguesa da Maria de Lourdes Modesto, uma forma diferente de preparar o bacalhau que eu simplesmente adorei! A massa fica tão crocante... uma verdadeira maravilha! 
A receita:


















Ingredientes:

200 g de bacalhau
550 g de farinha
10 g de fermento de padeiro
Azeite

Modo de preparação:

Lava-se o bacalhau muito bem e põe-se de molho durante 6 horas em cerca de 6,5 dl de água (eu já tinha demolhado e congelado). Depois faz-se em lascas. Desfaz-se o fermento na água que serviu para demolhar o bacalhau. Junta-se a farinha a pouco e pouco, batendo-a de modo a obter uma massa homogénea. Retifica-se o sal. Cobre-se primeiro com um pano e depois com um cobertor e deixa-se levedar (fintar) em local temperado durante cerca de 3 horas (eu coloquei no forno um pouco aquecido). A massa está finta quando toda ela apresentar umas pequenas bolhas.
Aquece-se bem o azeite e, com uma colher grande, frita-se a massa ás colheres, introduzindo uma ou duas lascas de bacalhau em cada colher de massa (eu juntei logo o bacalhau à massa para ser mais rápido). Escorrem-se os pastéis sobre papel pardo e servem-se.


Bom apetite e bom fim de semana.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Bolo de aveia, nozes e chocolate

Mais uma receitinha que a minha princesa me convenceu a ir fazer com ela. Na realidade eram uns queques de avelã e alfarroba, mas tive de adaptar ao que tinha cá por casa e em vez de queques fizemos um bolinho. Ela fica toda feliz e os papás agradecem...😅


Ingredientes:

1 iogurte natural
2 ovos
2 colheres (sopa) de óleo de coco
1 copo de nozes picadas
1 copo de flocos de aveia
1 copo mal cheio de farinha de trigo ou espelta
1 colher (sopa) de açúcar mascavado
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de fermento (como usei farinha com fermento não coloquei)

Modo de preparação:

Pré aqueça o forno a 180ºC. 
Pincele a forma com óleo de coco.
Numa taça, coloque o iogurte, os ovos e o óleo. Misture bem com a vara de arames.
Junte as nozes picadas, os flocos de aveia, a farinha, o açúcar, o fermento e o cacau. Envolva bem com a espátula.
Coloque a massa na forma e leve ao forno por 30 minutos ou até o palito sair limpo.



Bom apetite e boa semana.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Creme de cenoura com massinhas

Mais uma das sopinhas que fiz para o desafio da Mary Vi lá no Novo Cantinho. Esta também ficou muito boa, mas com um pouco de cenoura a mais para os nossos gostos, acabou por ficar um pouco adocicada, sem dúvida a repetir mas com um  pouco menos de cenoura.😉
Deixo então a receita:



Ingredientes:

4 cenouras
80 g de massinhas
100 g de alho francês (parte branca)
1 batata
1 cebola grande
1 l de água
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1 raminho de cebolinho (não usei)
Sal q. b.

Modo de preparação:

Descasque e corte em pequenos pedaços as cenouras, a cebola e a batata. Lave e corte o alho francês em pedaços.
Leve ao lume um tacho com o azeite e deixe aquecer. Junte a cebola e o alho francês e deixe alourar ligeiramente, mexendo de vez em quando.
Acrescente a água e tempere com sal. Quando levantar fervura adicione a cenoura e a batata e deixe cozer. No final, triture com a varinha mágica até obter um creme. Se necessário, acrescente um pouco mais de água e deixe ferver. Junte depois as massinhas e deixe cozer durante 8 minutos. Retifique os temperos de sal, acrescente a manteiga, mexa novamente e retire do lume.
Polvilhe com cebolinho picado e sirva.

A receita original:


Bom apetite e bom fim de semana.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Fruta cozida aromatizada (outra receita)

É hábito por aqui, quando tenho maçãs e peras a querer "passar o prazo", fazer algo com elas para não se estragarem. E muitas vezes acaba mesmo por ser algo assim, simples, mas muito saboroso.
Desta vez fiz assim:



Ingredientes:

2 maçãs
2 peras
1 casca de laranja
4 cravinhos
1 colher (sopa) de mel (pode usar açúcar ou outro adoçante a gosto)
Água q.b.

Modo de preparação:

Num tacho coloque as frutas descascadas e cortadas ao meio. Deite os restantes ingredientes, tape com água e leve ao lume até que a fruta fique cozida.
Pode servir assim quente ou deixar arrefecer.


Bom apetite e boa semana.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Panquecas de banana no liquidificador

Esta foi uma ideia da minha filha. O pai ofereceu-lhe um livrinho de receitas para fazer com a mamã e agora volta e meia lá tem a mamã de ir com ela para a cozinha...😅
Desta vez, apeteceram-lhe panquecas e então lá fomos nós...



Ingredientes:

1 ovo
1 banana
Óleo de coco q.b.
2 chávenas de farinha (trigo ou espelta)
3/4 (chávena) de leite
1 colher ( chá) de fermento

Modo de preparação:

Pré aqueça a frigideira no fogão em intensidade média.
No liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata até obter uma massa sem grumos. Pincele óleo de coco na frigideira. Disponha colheradas da massa na frigideira e deixe cozinhar 1 a 2 minutos, vire as panquecas e deixe cozinhar mais 1 ou 2 minutos.
Acompanhe as panquecas com mel, geleia ou compotas.

Bom apetite e bom fim de semana.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Creme de cogumelos

Com este tempo o que sabe mesmo bem é uma sopinha, bem quentinha, para aquecer. Vai daí a nossa querida administradora do Novo Cantinho, Mary Vi, desafiou-nos a reproduzir umas receitinhas de sopas, dadas por ela (retiradas de um livro ou revista à escolha dela).
Eu sou apreciadora de sopas, no Inverno principalmente, que é quando me sabem bem e, por acaso, até andava com vontade de experimentar sopas diferentes do normal, então resolvi aceitar o desafio.
Escolhi 4 sopinhas, entre elas esta, que é bem simples de fazer e ficou bem saborosa.
Deixo então a receita:


Ingredientes:

300 g de mistura de cogumelos
1 batata grande
2 dentes de alho
100 g de queijo da ilha ralado (usei mozzarella)
100 ml de vinho branco
30 g de manteiga
1 colher (sopa) de farinha
1 ramo de salsa
1 pitada de noz moscada
Sal e pimenta preta de moinho q.b.

Modo de preparação:

Leve ao lume um tacho com a manteiga e deixe derreter. Adicione os alhos picados e deixe refogar até ficar dourado. Adicione os cogumelos, grosseiramente cortados e uma mão cheia de salsa picada. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante 5 minutos. Adicione depois o vinho e deixe evaporar.
Retire metade dos cogumelos e reserve, junte ao tacho a batata, descascada e cortada em cubos, e a noz moscada. Cubra com água, retifique o sal e deixe ferver até as batatas ficarem bem cozidas.
Leve ao lume uma frigideira anti aderente e polvilhe com o queijo da ilha ralado, até cobrir. Deixe o queijo derreter até ficar dourado, vire e deixe cozinhar do outro lado. Retire e deixe arrefecer.
Dissolva a farinha num pouco do caldo do tacho e volte a juntar ao tacho. Passe a sopa com a varinha mágica e deixe cozinhar até ficar espessa. Adicione os cogumelos que reservou e sirva com o crocante de queijo da ilha.


A receita original:


Bom apetite e boa semana.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Tronco de limão merengado

Mais uma receita que pedi emprestada à Rita Nascimento para fazer para a noite de Natal e mais uma que ficou aprovada por cá. Fica uma maravilha este tronco e é bem fácil de fazer.
Podem ver a receita original aqui.



Ingredientes:

Torta:

3 ovos
100 g de açúcar
75 g de farinha

Recheio:

Lemon curd (receita aqui)
 

Cobertura de merengue suíço:

100 g de açúcar
2 claras


Modo de preparação:

Coloque os ovos e o açúcar numa taça e bata até que tripliquem de volume, fiquem espumosos e mais claros ( 5 a 7 minutos). Depois acrescente a farinha peneirada por duas ou três vezes e vá envolvendo delicadamente com uma espátula sempre de baixo para cima.
Coloque a mistura num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal e espalhe bem com a ajuda de uma espátula de forma a que fique toda da mesma espessura.
Leve ao forno pré aquecido a 180ºC por cerca de 10 minutos.
Entretanto prepare um pano limpo e polvilhe com açúcar ou açúcar em pó.
Assim que o pão de ló sair do forno e de se certificar de que está bem cozido, vire o tabuleiro para cima do pano que preparou, desenforme e com muita delicadeza retire o papel vegetal.
Com a ajuda do pano enrole a torta com a massa ainda quente e deixe arrefecer enrolada no pano.
Depois de fria, desenrole a torta e recheie com o lemon curd, espalhando com a ajuda de uma espátula. Volte a enrolar com cuidado para o recheio não sair, apare as pontas e, se desejar, corte um pedaço na diagonal para fazer um tronco mais pequeno e coloque-o no prato ao lado da torta bem encostado.
Para o merengue: Numa tigela que possam levar a banho maria coloque as clara e o açúcar, misture bem, para que os ingredientes fiquem bem ligados. Coloque a tigela dentro de um tacho com água a ferver (a tigela onde tem as claras não pode tocar na água) e vá mexendo sempre até que o açúcar se dissolva completamente nas claras (vá testando com os dedos, quando deixar de sentir os grãos de açúcar e estiver bem quentinho está pronto).
Retire a taça do lume e bata com uma batedeira em velocidade média/alta até que arrefeça e fique bem firme (5 a 10 minutos). 
Cubra o tronco com o merengue fazendo efeitos com uma espátula e, se quiser, queime com a ajuda de um maçarico ou então deixe ficar assim branquinho.


Bom apetite e bom fim de semana.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Triffle de ananás

Esta foi uma receita que me saiu de improviso para fazer para a noite de Natal. Ficou um docinho bem fresco e saboroso, muito apreciado por todos.
Fiz assim:



Ingredientes:

1 bolo a gosto (fiz este que já partilhei aqui)
1 lata de ananás ás rodelas

Creme de pasteleiro:

4 gemas
4 colheres (sopa) de açúcar amarelo
2 colheres (sopa) bem cheias de farinha
600 ml de leite

Chantilly:

400 ml de natas para bater bem frescas
4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparação:

Num tacho misture bem as gemas com o açúcar e a farinha. A pouco e pouco vá deitando o leite mexendo sempre com uma vara de arames. Leve ao lume, mexendo sempre até que engrosse. Retire e deixe arrefecer.
Corte o bolo em fatias e disponha metade no fundo de uma taça grande. Regue o bolo com metade da calda da lata de ananás. Corte as rodelas de ananás em pedaços e distribua alguns pedaços por cima do bolo. Cubra tudo com o creme de pasteleiro. Disponha as restantes fatias de bolo por cima do creme, regue-as com a restante calda de ananás e distribua mais uns pedaços de ananás por cima.
Faça o chantilly, batendo bem as natas com o açúcar até ficar bem firme.
Cubra o doce com o chantilly e enfeite com os restantes pedaços de ananás.
Leve ao frigorífico umas horas e sirva bem fresco.


Bom apetite e boa semana.