Pages

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Sopa de ervilhas tortas

 Há dias comprei ervilhas tortas para experimentar, pois nunca tinha provado. Sem saber bem o que fazer, fiz uma pesquisa na net e dei com esta receita que me agradou logo. Mais uma sopinha que ficou deliciosa e que ficou aprovada. Só teve um senão, não retirei os fios das ervilhas, pensando que não seria necessário mas, acreditem em mim, é... 😅 Foi chato comer a sopa e encontrar os fios lá pelo meio, mas para a próxima já sei e será feita como deve de ser.
Deixo aqui então a receita:



Ingredientes:

300 g de batatas
300 g de nabos
200 g de ervilhas tortas
2 cenouras
1 cebola
2 dentes de alho
60 g de macarrão (não coloquei)
0,5 dl de azeite
1 cubo de caldo de carne (usei de galinha)
1 pitada de pimentão-doce
1 raminho de hortelã
Sal q.b.

Modo de preparação:

Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Descasque e lave os nabos, as batatas e as cenouras e corte tudo em cubinhos.
Leve uma panela ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar macia. Acrescente 1,5 L de água, junte o caldo de carne e o pimentão-doce e deixe ferver. Adicione depois a batata, o nabo e a cenoura e deixe cozer durante 20 minutos.
Lave as ervilhas tortas, retire-lhes as extremidades, corte-as ao meio, junte-as à panela, adicione igualmente o macarrão (não coloquei), retifique o sal e deixe cozer até a massa ficar macia. Junte então o ramo de hortelã, retire do lume e sirva quente.

Bom apetite e bom fim de semana.

terça-feira, 25 de maio de 2021

Omelete com tomate e queijo - A Cozinhar com... Bruna Rico

 Hoje é dia 25 e, por isso, trago a minha escolha para o desafio deste mês lá no Cantinho das Cozinheiras. Este mês calhou a cozinha Açúcar & Sal da Bruna Rico e esta foi a receita que acabei por fazer. Digo acabei pois tinha escohido algo completamente diferente, acontece que, devido à falta de tempo acabei por não a conseguir fazer, mas ficou guardada para uma próxima vez. 😊
Como eu sou grande fã de tudo o que leve tomate só poderia aprovar, claro! Ficou fantástica esta omelete e será por aqui repetida!


Ingredientes:

1 tomate
Sal e azeite q.b.
Orégãos, pimenta moída e paprika a gosto
3 ovos
Queijo (1 fatia ou então do ralado)

Modo de preparação:

Numa frigideira coloque um fio generoso de azeite e leve ao lume.
Pele ( não pelei) o tomate e corte em rodelas não muito grossas e leve a fritar no azeite. Deixe fritar dos dois lados e polvilhe com orégãos a gosto.
Entretanto coloque os ovos numa taça, tempere com sal e pimenta moída e bata. Verta a mistura de ovos sobre as rodelas de tomate frito, deixe em lume médio para a omelete ir cozendo (se for necessário vá tentando espalhar a mistura de ovos para os lados e para baixo da omelete para ajudar a cozer).
Quando a omelete estiver quase toda cozinhada, polvilhe com o queijo (ralado ou em fatia) e tempere com a paprika a gosto. Tape a frigideira, reduza o lume e deixe cozinhar até o queijo derreter e a omelete cozer por completo.
Retire para o prato de servir e polvilhe com orégãos a gosto.




Bom apetite e boa semana.

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Bacalhau com natas saudável

Numa tentativa de fazer pratos um pouco mais saudáveis, saiu este bacalhau, feito de forma um pouco diferente mas, acreditem, igualmente saboroso. Até a princesa cá de casa se regalou a comê-lo e repetiu e tudo!! 😂
Então fiz assim:




Ingredientes:

2 postas de bacalhau cozidas e desfiadas
1 cebola
2 dentes de alho
150 ml de azeite
1 pacote de natas light
1 receita de molho béchamel saudável (a receita está aqui)

1 batata doce grande cortada em cubinhos muito pequeninos 
Queijo mozzarella a gosto

Modo de preparação:

Num tacho deite a cebola e os alhos picados e regue com o azeite. Leve ao lume a refogar.
Deite depois o bacalhau e envolva bem.
Entretanto frite as batatas (se preferir pode cozer) e misture-as ao bacalhau.
Faça o molho béchamel, acrescente-lhe metade do pacote das natas (100 ml) e misture bem. Deite o molho no preparado anterior e envolva tudo muito bem.
Despeje tudo num tabuleiro, alise e regue toda a superfície com as restantes natas. Polvilhe com o queijo e leve ao forno para alourar.
Sirva com uma salada de alface a acompanhar.



Bom apetite e boa semana!

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Molho branco (béchamel) saudável

Tive esta ideia depois de fazer esta sopinha delíciosa. Tanto em consistência, como em sabor, só me fez lembrar o molho béchamel, tão utilizado em vários pratos na nossa cozinha. Esta foi uma variação que fiz por forma a que pessoas com certas limitações (diabetes por exemplo) não tenham de deixar de cozinhar esses pratos. Ficou uma delícia, este utilizei para fazer um delicioso bacalhau com natas (receita que colocarei aqui a seguir) e, acreditem, que quase nem se notou a diferença em termos de sabor. Até a piolha devorou e repetiu! 😊


Fiz assim:

Ingredientes:

1 couve flor
1 cebola pequena picada
50 g de manteiga
1 l de leite meio gordo
Noz moscada a gosto
Sal e pimenta a gosto
1/2 limão (sumo)

Modo de preparação:

Lave muito bem a couve flor e corte-a em raminhos.
Entretanto deite a cebola picada num tacho fundo, junte a manteiga e leve a lume brando para cozinhar a cebola até ficar macia e transparente. Escorra a couve flor, deite-a no tacho e cubra-a com o leite. Deixe cozinhar e, quando a couve estiver cozida, triture até ficar com um creme liso e macio. Tempere com um pouco de sal, pimenta, noz moscada ralada e o sumo de limão.
Deixe ferver mais um minuto, e está pronto a usar.

Pode utilizar tal e qual como se fosse o molho béchamel tradicional. 

Bom apetite e bom fim de semana.

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Canja chinesa

Inspirei-me numa sopa que vi no livro Cozinha Paleo XXI e resolvi fazer uma versão um pouco mais ao nosso gosto. Ficou uma delícia esta sopinha, a repetir. 😋











Ingredientes:

1 peito de frango
1 ovo
1 lata de cogumelos inteiros pequena
1/2 bróculo
1 cebola pequena
Sal a gosto
Hortelã a gosto para enfeitar

Modo de preparação:

Coza o peito de frango, juntamente com a cebola em água e sal. Quando estiver cozido, desfie e reserve. Retire a cebola e acrescente ao caldo o bróculo triturado (por forma a ficar em pedacinhos mais pequenos) e os cogumelos cortados ao meio. Deixe cozer por cerca de 5 minutos.
Acrescente depois o frango desfiado. Bata o ovo e deite em fio, sem mexer, assim que começar a ficar cozinhado pode então mexer para que este se parta em pedaços.
Sirva e enfeite com um pouco de hortelã.

Bom apetite e boa semana.

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Bolo de banana saudável

Esta receita fui buscar ao meu grupo, Cozinha para diabéticos, que tenho no facebook. Foi lá publicada por um dos membros, mas deixou algumas duvidas em relação a ser uma receita "credível" por isso, resolvi testar. A receita em si correu muito bem, ao contrário do que se esperava, fica um bolinho muito fofinho mas, é um bolinho bem pequeno e pouco doce, por isso se quiserem experimentar, e forem muito gulosos aconselho a fazerem a dobrar e a acrescentarem um pouco de adoçante a gosto (ou açúcar, se preferirem).
Deixo então a receita:


Ingredientes:

1 ovo
5 colheres (sopa) de farinha de aveia
1 banana bem madura
Canela a gosto
1 colher (café) de fermento

Cobertura:

Pasta de amendoim
Pepitas de chocolate

Modo de preparação:

Amasse a banana e misture com o ovo. Acrescente a aveia, a canela e misture bem. Por fim, coloque o fermento e volte a misturar.
Leve ao micro ondas por 2 minutos em temperatura máxima, numa forma própria untada com manteiga.
Retire, desenforme e cubra com a pasta de amendoim e enfeite com as pepitas de chocolate.



Nota: Como não tinha amendoim para triturar para fazer a pasta, fiz com nozes e enfeitei com nozes também, mas prefiro sem, fica melhor.

Bom apetite e bom fim de semana.


segunda-feira, 3 de maio de 2021

Arroz de pato (outra receita)

É raro fazer arroz de pato cá em casa, nem sei bem porquê, talvez pelo trabalho que dá... mas é um prato que apreciamos bastante até. Há dias resolvi voltar a fazer, mas, desta vez fiz uma receita diferente da que faço habitualmente, ficou mais saboroso assim, a meu ver, embora seja muito bom das duas formas. 😊
Inspirei-me em algumas receitas que vi pela net e fiz a minha própria versão.



Ingredientes:

1 pato com os miúdos
1 cebola
5 cravinhos
2 folhas de louro
1 dente de alho
1 chouriço
500 g de arroz carolino
Sal e pimenta a gosto
3 ovos

Modo de preparação:

No tacho de pressão coloque o pato, juntamente com os miúdos, a cebola, descascada, com os cravinhos espetados, o louro, o alho e metade do chouriço. Tape e leve ao lume a cozer por cerca de 40 minutos (assim que o pipo começar a rodar). Retire do lume, deixe sair o vapor e abra o tacho. Retire o pato, os miúdos e o chouriço e coe o caldo para dentro de outro tacho. Leve novamente ao lume e cozinhe nele o arroz.
Enquanto isso desfie o pato, os miúdos, o chouriço e envolva tudo. 
Num tabuleiro coloque metade do arroz, por cima deste coloque a mistura de pato e tape tudo com o restante arroz. Bata bem os ovos e espalhe por cima do arroz. Enfeite com rodelas do restante chouriço e leve ao forno a tostar.
Sirva com uma salada de alface a acompanhar.


Bom apetite e boa semana.