Pages

segunda-feira, 30 de março de 2020

Bacalhau à Minhota - Desafio do livro

Mais um desafio do livro lá no Cantinho das Cozinheiras, mais duas receitas que saíram, das quais apenas uma é obrigatória, ora uma delas é este bacalhau, que não é muito diferente de um bacalhau à Gomes de Sá e que, tal como esse, também ficou uma maravilha. Mas eu sou suspeita porque adoro pratos de bacalhau por isso, claro, tinha de o escolher!!😁
Deixo então a receita:




















Ingredientes:

4 postas de bacalhau demolhado
750 g de batatas
Sal
1,5 dl de azeite
1 colher de sopa de banha (não coloquei)
1 colher de sopa de margarina 
2 cebolas grandes
1 folha de louro
Pimenta

Modo de preparação:

Escalde as postas de bacalhau durante cerca de 8 minutos em água a ferver, escorra e abafe-as. Descasque as batatas e coza-as em água temperada com sal. Escorra e corte em rodelas grossas. Leve ao lume o azeite, a banha e a margarina. Junte as cebolas descascadas e cortadas em rodelas finas e a folha de louro. Tempere com sal e pimenta e deixe a cebola alourar. Enquanto isso limpe o bacalhau de peles e espinhas e faça-o em lascas grossas. Disponha metade da cebolada sobre uma assadeira, coloque por cima as batatas cortadas ás rodelas e as lascas de bacalhau. Cubra tudo com a restante cebolada e leve ao forno a alourar e a acabar de cozinhar o bacalhau.
Acompanhe com grelos ou bróculos salteados e fatias de broa.




A receita original:



Bom apetite e boa semana!


FIQUEM EM CASA!!🙏

sexta-feira, 27 de março de 2020

Bolo de iogurte de morango

Tinha por aqui uns iogurtes a ficar fora de prazo e, por isso, decidi fazer um bolinho para ajudar a gastar. Depois de alguma pesquisa decidi-me por este que encontrei no blog da Alexandra Abrantes, Bimbexpress. Apenas usei iogurte liquido de morango por vez do grego de maçã e canela e reduzi no açúcar, para  nós, foi o suficiente. O resultado foi excelente, ficou um bolinho delicioso e muito fôfo, uma maravilha!
E, como o Natal é quando o Homem quiser, neste caso eu, fiz o bolinho na forma de um super fôfo boneco de neve, a princesa adorou!! 😁
Deixo então a receita:



















Ingredientes:

5 ovos grandes
1 iogurte líquido de morango 
110 g de óleo de girassol
400 g de açúcar (coloquei 200 g de açúcar amarelo)
150 g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó para bolos

Modo de preparação:

Pré-aquecer o forno a 180º C.
Coloque os restantes ingredientes numa taça, excepto a farinha e o fermento, e misture muito bem até obter um creme homogéneo.
Adicione a farinha e o fermento e envolva.
Leve ao forno em forma untada e polvilhada com farinha durante cerca de 40 minutos.



Nota: Como a forma que eu utilizei era mais funda do que parecia acabei por ter de fazer mais meia receita pois a massa não a encheu o suficiente.
No fim para enfeitar fiz um pouco de glacé e deitei por cima, acabou por lhe dar um toque muito bom no final, meio crocante, adorei! 




Bom apetite e bom fim de semana, cuidem-se!

segunda-feira, 23 de março de 2020

Lasanha de bacalhau e espinafres

Esta receita foi feita pelo meu marido. Diz ele que experimentou uma vez e gostou muito e então tentou recriá-la em casa.
Na minha opinião faltou-lhe um pouco mais de molho béchamel, mas de resto ficou excelente, será para repetir.



Ingredientes:

2 postas de bacalhau
1 embalagem de espinafres
1 colher (sopa) de cebola desidratada (pode utilizar cebola picada)
1 colher (sobremesa) de alho em pó (pode utilizar alho fresco picado)
1,5 l de béchamel
150 ml de azeite
Queijo ralado a gosto
Placas de lasanha q.b.

Modo de preparação:

Coza o bacalhau, retire-lhe as espinhas e as peles e reserve.
Numa frigideira aqueça o azeite, deite os espinafres, tempere com a cebola e o alho e deixe murchar. Acrescente o bacalhau desfiado, deixe cozinhar um pouco e deite cerca de 250 ml de molho béchamel. Mexa tudo muito bem, retire do lume e reserve.
Num tabuleiro de ir ao forno coloque um pouco de molho, depois cubra o fundo com placas de massa, seguido de metade do recheio, depois mais molho, mais placas e depois o restante recheio. Termine com mais placas, seguido do molho que sobrou, cubra tudo com o queijo ralado e leve ao forno pré aquecido a 180º C por cerca de 40  minutos ou até que fique douradinha por cima.
Sirva de seguida.



Bom apetite e boa semana.

sexta-feira, 20 de março de 2020

Bolo de aniversário zebrado de chocolate e baunilha

Fiz este bolinho para cantarmos os parabéns ao meu sogro que completou no dia 12 deste mês 74 aninhos! Ficou uma delicia e foi super aprovado, por ele e por todos! 😊
Fiz assim:



Bolo:

350 g farinha com fermento
1 colher (chá) de fermento
200 g manteiga amolecida
180 g de açúcar amarelo
6 ovos
1 colher (sobremesa) de aroma de baunilha
4 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de água
100 g de cacau em pó

Recheio:

5 gemas
5 colheres (sopa) de açúcar
150 ml de leite

Cobertura:

200 g de chocolate culinário
200 ml de natas
1 colher (sopa) de manteiga

Preparação:

Bolo: Misture bem todos os ingredientes, exceto o cacau, começando pelos sólidos e acabando com os líquidos.
Divida a massa em duas partes iguais e numa misture o cacau. Em duas tarteiras de fundo removível, untadas e enfarinhadas, deite colheradas das massas de forma alternada até que acabe ambas as massas. Leve ao forno pré aquecido a 180°C por cera de 30 minutos ou até que veja que os bolos estão cozidos. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.
Recheio: Deite os ingredientes num tacho, misture bem e leve ao lume brando até que engrosse. Retire do lume e deixe arrefecer.
Num prato coloque um dos bolos e, se necessário, corte a parte de cima para que fique direito. Cubra com uma camada do creme (reservando um pouco para enfeitar no final). Corte também a parte de cima ao outro bolo, se necessário, para que este fique direito e coloque-o por cima do outro.
Faça a cobertura; Numa taça que possa ir ao microondas coloque o chocolate partido em pedaços juntamente com os restantes ingredientes. Leve ao microondas uns segundos, retire e mexa. Vá repetindo até que o chocolate derreta completamente.
Cubra todo o bolo com o chocolate, enfeite em volta com os pedaços de bolo que cortou, esmigalhados, e por cima com o creme que reservou do recheio e com lascas de chocolate.

O interior:


Bom apetite e bom fim de semana.

segunda-feira, 16 de março de 2020

Pastelão

Há dias enquanto dava uma volta pelas minhas fotos, dei com estas fotos deste pastelão. A receita foi a querida Sandra Batista do blog Doçuras & Especiarias que me deu para fazer mas as fotos acabaram por ficar por aqui esquecidas...
Este pastelão, apesar de um pouco trabalhoso, ficou uma verdadeira maravilha e obviamente tinha de ser partilhado aqui!!
Deixo então a receita.



Ingredientes:
 
300 g de farinha 
200 g de mortadela 
100 g de chourição 
5 colheres (sopa) de maionese 
4 colheres (sopa) de óleo 
1/5 dl de leite morno ( 20 ml- tem de levar mais um pouco)
15 g de fermento de padeiro 
1 gema 
2 colheres (sopa) bem cheias de salsa picada 
Farinha para polvilhar
Margarina para untar 

Modo de preparação: 

Numa tigela dissolve-se o fermento no leite morno, acrescente o óleo, a farinha e mexa bem a massa até descolar dos dedos, deixe levedar cerca de 1 hora. De seguida, polvilhe uma bancada com farinha e estenda a massa finamente com a ajuda um rolo dando-lhe um formato rectangular. Disponha por cima da massa as fatias de mortadela, o chourição, a maionese bem espalhada e polvilhe com a salsa picada. De seguida enrole bem, coloque o rolo num tabuleiro untado com margarina, pincele com a gema de ovo e leve ao forno a 200º C cerca de 20 minutos.


Nota: Chourição coloquei 200 g e ainda ponho 200 g queijo fatiado por cima do chourição, por cima da gema de ovo, polvilhei com óregãos.

Bom apetite e boa semana.

sábado, 14 de março de 2020

Tarte grega de laranja- Desafio surpresa

Mais um desafio lá no Cantinho das Cozinheiras. Desta vez foi a doce Eugénia que escolheu a receita, uma tarte grega de laranja que todas nós teríamos de reproduzir. Não era preciso seguir a receita à risca mas era obrigatório usar obrigatoriamente três dos ingredientes da receita, sendo eles: Laranjas, Iogurte e Massa filo.
Deixo então aqui a minha, não segui tudo à risca por isso deixo a receita original com as alterações que fiz.




Ingredientes:

1 embalagem de massa filo
200 g de iogurte grego natural
120 g de azeite (usei 100 g )
100 g de açúcar (coloquei 120 g)
60 g de farinha maizena
10 g de fermento em pó
5 ovos
3 laranjas
Azeite para untar
Papel vegetal q.b. (não usei)

Para a calda:

250 g de açúcar (usei 100 g)
250 ml de água (usei 100 ml)
Raspa e sumo de 1 laranja
1 pau de canela

Modo de preparação:

Corte meia laranja em rodelas finas e reserve para decorar.
Misture o iogurte com o açúcar, a raspa e o sumo das restantes laranjas e o azeite. Adicione os ovos, a farinha e o fermento e mexa tudo muito bem.
Numa forma retangular, forrada com papel vegetal e untada com azeite (utilizei uma tarteira de fundo removivel), distribua as folhas de massa filo, ligeiramente amachucadas e de modo a que cubram todo o interior. Recheie com a massa anterior e disponha por cima as rodelas de laranja. Leve ao forno pré-aquecido a 150º C por cerca de 50 minutos.
Entretanto prepare a calda; Leve ao lume todos os ingredientes indicados e, quando começar a ferver, baixe o lume e deixe cozinhar durante 10 minutos.
Retire a tarte do forno e regue com a calda. Deixe repousar por 1 hora antes de servir para que a tarte absorva bem a calda. 
Sirva de seguida.






A receita original:



Bom apetite e bom fim de semana.

sexta-feira, 6 de março de 2020

Tarte de chocolate merengada

Mais uma receita que fui buscar ao livro Sobremesas-Receitas práticas ilustradas passo a passo e mais uma que ficou aprovada. Só lhe vi um defeito, o facto de não se conseguir cortar à fatia, ficou mais tipo doce, para a próxima terá de levar umas alterações nesse sentido, mas de sabor ficou ótima!😊
Deixo aqui então a receita.



Ingredientes:

Base:

225 g de biscoitos digestivos de chocolate simples
55 g de manteiga

Recheio:

3 gemas de ovo
4 colheres (sopa) de açúcar branco refinado (usei amarelo)
4 colheres (sopa) de farinha de milho
600 ml de leite
100 g de chocolate derretido

Merengue:

2 claras de ovo
100 g de açúcar branco refinado
1/4 de colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparação:

Ponha os biscoitos digestivos dentro de um saco de plástico e esmague-os com um rolo da massa (usei o processador). Coloque-os numa tigela. Derreta a manteiga e misture-a com os biscoitos até ficar bem combinado. Forre uma forma de tarte de 23 cm com a mistura de biscoitos no fundo e dos lados, pressionando firmemente.
Para preparar o recheio, bata numa tigela grande as gemas de ovo, com o açúcar e a farinha de milho, adicionando um pouco de leite se for preciso. Aqueça o leite quase até ferver e deite-o lentamente sobre a mistura de ovo, batendo bem com um batedor de varas.
Leve a caçarola outra vez ao lume e, mexendo sempre, deixe cozer suavemente até engrossar. Retire do lume.
Batendo, adicione o chocolate derretido e depois despeje tudo na base do biscoito digestivo.
Para preparar o merengue, bata as claras de ovo em castelo até formar montinhos e, batendo sempre, vá acrescentando cerca de  2/3 do açúcar até o preparado ficar duro e brilhante. Envolva o resto do açúcar e a essência de baunilha no merengue.
Distribua o merengue sobre o recheio da tarte, usando as costas de uma colher para lhe dar um acabamento atraente. Leve ao centro do forno previamente aquecido a 160º C, durante 30 minutos ou até dourar.
Sirva quente ou morno

Bom apetite e bom fim de semana.

terça-feira, 3 de março de 2020

Caril de cogumelos frescos à Piteca

Eu adoro caril mas, sinceramente, nunca o faço como manda a receita. Como o meu marido não é fã de côco eu nunca utilizo o leite de côco para fazer este prato, normalmente substituo sempre por natas e faço outras alterações para ficar mais ao nosso gosto. A verdade é que desaparece sempre tudo, o que é muito bom sinal! 😊
Então eu faço assim:





Ingredientes:

1 embalagem de cogumelos frescos
3 dentes de alho
1 folha de louro
150 ml de azeite
Caril em pó a gosto
Açafrão em pó a gosto
Jindungo em pó a gosto
Sal e pimenta preta a gosto
2 pacotes de natas light (pode utilizar o leite de côco)

Modo de preparação:

Limpe bem os cogumelos e corte-os em fatias. 
Numa frigideira coloque os dentes de alho picados, o louro e o azeite e leve ao lume a fritar. Deite os cogumelos, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar. Quando estes estiverem quase prontos deite o caril, o açafrão e o jindungo, mexa bem e deixe acabar de cozinhar. Por fim acrescente as natas, envolva bem, deixe ferver mais um pouco e retire do lume.
Eu servi com quinoa e bulgur (feito tal como se faz o arroz de manteiga) e esparregado de bróculos (receita aqui).

Bom apetite e boa semana.


domingo, 1 de março de 2020

Cuca de leite condensado - Desafio Mensal

Hoje temos desafio lá no Refugio da FussionCook. Desta vez o país escolhido foi o Brasil e eu, como gulosa que sou fui logo ás gordices!! 😅
Cuca é um bolo de tabuleiro feito com ovos, farinha de trigo, manteiga e coberto com açúcar. Inspirado no bolo Streuselkuchen, tradicional da culinária alemã. O vocábulo cuca é nitidamente um aportuguesamento fonético do nome inglês "cooker",  cuja tradução em português significa "um fogão".
Existem diversas formas de confeccionar esta receita, por isso, deixo-vos então esta versão, que adaptei à minha Evolution Mix e que fui buscar aqui. Ficou uma delícia!




Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo
1 ovo + 2 gemas
1 e 1/2 xícaras de açúcar (usei amarelo)
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 lata e 1/2 de leite condensado
2 xícaras de leite
1 colher (sopa) de maizena

Modo de preparação:

Num recipiente coloque a farinha, o ovo, o açúcar, o fermento e a manteiga. Misture tudo bem, até que fique com um aspecto areado.
No copo da Evolution Mix coloque o leite condensado, as gemas, o leite e a maizena diluida num pouco do leite. Programe Temp: 100º C, Vel: 3, 1 minuto, para que tudo fique bem misturado.
Quando terminar programe Temp: 100º C, Vel: 0, 5 minutos (se achar necessário coloque mais tempo).
Retire o creme para um recipiente e reserve.
Unte um refractário com manteiga e polvilhe com farinha.
Polvilhe metade da mistura de farinha por forma a cobrir todo o fundo. Por cima deite o creme e cubra com a restante mistura de farinha.
Leve ao forno pré aquecido a 200º C por 30 minutos ou até que fique dourada.
Deixe arrefecer e sirva.





Bom apetite e bom Domingo.