Pages

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Broinhas de abóbora e frutos secos- Desafio Mensal

Mais um desafio mensal que decorre no grupo O refugio da FussionCook. Desda vez a Mary deu-nos carta verde para fazer uma receita ao nosso critério desde que seja uma receita de Outono. Ora eu, assim que começa a vir o tempo mais fresco, a única coisa que me vem à cabeça, que me dá para ir fazer e que realmente me apetece, são broas! Para mim, apesar de já ter feito uma receita de broas diferente este ano, foi apenas uma desculpa para fazer outra (que chatice...😆), o dia dos bolinhos até está aí e tudo, por isso lá levei a princesa para a cozinha comigo e pusemos mãos à obra.
Fizemos esta receita aqui que foi só adaptar à minha Evolution Mix! São realmente broas diferentes das que por norma costumo fazer, pois estas tiveram de levedar, o que lhes confere logo outra consistência, ainda assim gostámos bastante, ficaram deliciosas!
Mary, obrigada por mais um desafio. 😊
A receita:




















Ingredientes:

500 g de abóbora limpa (usei congelada)
200 g de açúcar amarelo
1 limão
1 pau de canela (usei em pó)
50 g de margarina (usei manteiga)
400 g de farinha 
300 g de farinha de milho amarela
1 saqueta de levedura desidratada
150 g de amêndoa palitada
100 g de corintos (usei passas de uva que era o que tinha)
100 g de figos secos (não coloquei)
Açúcar em pó (usei adoçante)

Modo de preparação:

Coloque a abóbora cortada em cubos na cuba da Evolution Mix, junte o açúcar a casca de limão (usei raspa) e a canela. Programe Temperatura 100, Velocidade 1, Tempo 15 minutos e deixe cozer. Findo o tempo, abra a tampa, retire o pau de canela e a casca de limão (usei raspa) e programe Temperatura 0, Velocidade 5, Tempo 30 segundos e deixe triturar . No final, abra a tampa, junte a manteiga, feche e programe Temperatura 0, Velocidade 1 e Tempo 30 segundos. Reserve.




Numa tigela misture as farinhas com o fermento e os frutos secos. Envolva bem, abra uma cavidade  no meio e deite aí o puré da abóbora. Mexa bem com a colher de pau até estar tudo bem ligado.



Amasse bem, molde uma bola e polvilhe com um pouco de farinha. Deixe levedar em local aquecido cerca de 2 horas. 



Depois molde a massa em bolinhas e coloque-as afastadas entre si, nos tabuleiros do forno forrados com papel vegetal ou sobre tapetes de silicone. 



Deixe levedar mais 30 minutos.



Ligue o forno a 180º C e leve as broínhas a cozer cerca de 15 a 20 minutos. Deixe-as arrefecer sobre uma rede e polvilhe com açúcar em pó (usei adoçante).



Rendeu 31 broínhas grandes.




Bom apetite, bom fim de semana e Feliz dia dos Finados.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Caracoletas gratinadas com batatas

Há quem adore, há quem deteste, eu? Estou algures ali pelo meio. Mas confesso que, de vez em quando, sabe bem variar e há lá melhor forma que um belo prato de caracoletas? 😂
Pois bem, este foi a minha mãe que o fez e me mandou, depois de termos passado uma tarde a apanhá-las. Ficou um verdadeira delícia!! Realmente, quem tem uma mãe tem tudo!! Obrigada mamã!!!😁
Aqui fica então a receita como ela a fez:


Ingredientes:

+- 2 kg de caracoletas
1 cebola
3 dentes de alho
1 folha de louro
100 ml de azeite
150 ml de polpa de tomate
150 ml de vinho branco
Queijo ralado a gosto
Salsa picada a gosto
Sal e pimenta a gosto
Batatas fritas ás rodelas a gosto

Modo de preparação:

Lave bem as caracoletas e coloque-as num tacho. Cubra com água e leve ao lume tapado. Assim que as caracoletas morrerem deite sal e deixe ferver um minuto. Retire do lume, escorra a água e retire as caracoletas das cascas (aqui certifique-se que retira também a parte do intestino) e coloque-as dentro de um recipiente. 
Deite-lhe uma mão bem cheia de sal e esfregue-as bem umas nas outras para que saia o ranho. 
Passe por água e repita o processo as vezes que forem necessárias para que fiquem bem limpas. Reserve.
Num tacho faça um refogado com a cebola e os alhos picados, o louro e o azeite. Deite-lhe depois o vinho branco e a polpa de tomate e misture bem. Acrescente depois as caracoletas, tempere de sal e pimenta e deite salsa picada e um pouco de queijo ralado a gosto. Deixe cozinhar um pouco para ganhar o sabor.
Num pirex deite as batatas fritas ás rodelas, por cima deite o preparado das caracoletas e polvilhe tudo com queijo ralado. Leve ao forno a gratinar.
Sirva com uma salada a acompanhar.



Bom apetite e boa semana.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Cheesecake gostoso de café - A Cozinhar com...

Heis que chega novamente o dia 25 e com ele mais um A Cozinhar com... lá no Cantinho das Cozinheiras. Desta vez cozinhamos com a Rosa Santos do blog O pecado da Gula. Finalmente Rosinha!!! 😂
Ora então, ao dar uma passagem pelo blog houve algumas coisas que me ficaram logo debaixo de olho e este cheesecake foi uma delas. Uma vez que ia fazer uma festa em família foi o momento perfeito para o fazer. Ficou excelente, mas tenho duas reparações a fazer, mais manteiga na base (e eu ainda acrescentei porque achei pouca) e um pouco mais de açúcar. Mas adorámos e quase que desapareceu! 
Obrigada Rosa pela receita! 😄





Ingredientes:

400 g de bolacha Maria
100 g de manteiga derretida (coloquei 150 g, mas para a próxima coloco mais pois a base ficou-se a esfarelar um pouco)

Ingredientes para o recheio

6 folhas de gelatina pequenas (usei grandes)
400 ml de natas
400 g de queijo para barrar
100 g de açúcar (para a próxima coloco mais um pouco)
75 ml de café

Modo de preparação:

Base: Primeiramente, triture a bolacha num processador de alimentos, ou com um rolo de massa. 
Em seguida, misture a bolacha triturada com a margarina derretida, até que fique uma massa homogénea. Logo depois, cubra o fundo de uma forma para tarte com este preparado, comprimindo-o bem. Entretanto, leve ao frigorífico até que a bolacha endureça.

Recheio: Em primeiro lugar prepare o café (de máquina, instantâneo), deixe arrefecer bem. Entretanto, ponha as folhas de gelatina numa taça com água para hidratar.
Em segundo lugar, bata o açúcar com o queijo, até que esteja bem envolvido. Logo depois, junte o café e misture bem, acrescente as natas e bata até obter uma massa homogénea.
Em seguida, escorra as folhas da gelatina e derreta-as 30 segundos no microondas. Entretanto, verta a gelatina em fio no preparado anterior sem parar de mexer, misture bem.
Seguidamente, disponha a mistura sobre a base e leve novamente ao frigorífico até solidificar. 


Assim que o cheesecake esteja sólido, desenforme-o e sirva.
Eu enfeitei com bolacha ralada.




Podem ver a receita original aqui


Clique na foto para ver o desfile.
Bom apetite e bom fim de semana!

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Bolo de aniversário Peppa

Na semana passada a minha filhota completou 4 anos de vida e para celebrarmos fiz este bolinho com o tema Peppa, escolhido por ela. Não ficou perfeito porque ela estava meio adoentada, teve de ser feito um pouco à pressa, mas ficou muito bom!  
Assim se passou mais um ano e que venham muitos mais!! 💗



Fiz um pão de ló, recheado com creme de pasteleiro e enfeitei com pasta americana e uma hóstia com um desenho da Peppa. Simples e delicioso, pelo menos ela adorou que é o que importa. 😊

Beijinhos e boa semana.

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Mitchi

Nome estranho eu sei, aparentemente é uma comida Macaense feita pela Tia Cátia. Foi a Elsa Silva quem me sugeriu quando tinha um saco de carne picada descongelada e não fazia ideia do que fazer com ela... A Tia Cátia, pelo que percebi, (não vi a receita) utilizou bastante molho de soja mas eu optei por não colocar. Foi uma boa sugestão que a Elsa me deu, simples e rápida de fazer e que ficou aprovada por aqui. 
Então fiz assim:



















Ingredientes:

500 g de carne de vaca picada
200 g de bacon cortado em cubos
1 cebola média
2 dentes de alho
100 ml de azeite
100 ml de polpa de tomate
Sal e pimenta a gosto
Batatas fritas aos cubos
4 ovos estrelados

Modo de preparação:

Num tacho coloque a cebola e os alhos picados e o azeite, deixe cozinhar até amolecer. Acrescente depois o bacon e deixe fritar um pouco. Adicione por fim a carne picada, a polpa de tomate e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar até que a carne fique pronta.
Numa travessa ou outro recipiente de servir, deite no fundo as batatas, por cima espalhe o preparado de carne picada e depois coloque os ovos por cima.
Sirva de seguida.



Bom apetite e bom fim de semana!

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Ervilhas salteadas

Mais um acompanhamento diferente, rápido de fazer e que fica delicioso.
Fiz assim:


Ingredientes:

250 g de ervilhas
1 colher (sopa) de cebola picada seca
1 colher (sobremesa) de alho picado seco
1 colher (sobremesa) de Paprika
100 ml de azeite
Sal e pimenta preta a gosto

Modo de preparação:

Num tacho deite o azeite, a cebola e o alho e assim que fervilhar coloque as ervilhas, tempere de sal, pimenta e e paprika e deixe cozinhar, se achar necessário acrescente um pouco de água (muito pouco) para que não pegue.
Sirva.

Bom apetite.

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Queijadinhas de manga e laranja

Estas queijadinhas foram uma pequena invenção minha para gastar manga e laranja que arranjei para a minha piolha mas que ela não gostou. Como aqui se evita desperdiçar seja o que for, toca de inventar. A ideia era fazer mesmo bolinhos mas como ficaram assim meio mal cozidas por dentro acabei por lhes chamar queijadas pois é o que mais parece. Ficaram deliciosas! 
A receita foi feita assim meio a olho, mas vou tentar colocar mais ou menos as quantidades que usei.




















Ingredientes:

4 ovos L
3 colheres (sopa) de açúcar amarelo
2 colheres (sopa) de óleo 
1 manga madura triturada
1 laranja (sumo)
Farinha com fermento q.b. (esta é a parte complicada pois não pesei, mas coloquei até a massa ficar cremosa)

Modo de preparação:

Misture bem todos os ingredientes e bata até ficar com uma massa homogénea.



Coloque em forminhas untadas e enfarinhadas e leve ao forno a 180ºC por cerca de 15 a 20 minutos ou até que veja que estão cozidas.





Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme.



Bom apetite e bom fim de semana.

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Lombo de porco com molho à café

Retirei um lombo para fazer assado no forno mas, com a princesa doente, acabei por nem conseguir arranjá-lo e já bem na hora do jantar tive de desenrascar algo que se fizesse de forma rápida para não comermos muito tarde. Acabei por encontrar esta receita aqui que me pareceu muito bem por isso fiz. Adorei o resultado, ficou maravilhoso! 😊
A receita:


Ingredientes:

1/2 lombo de porco cortado em bifes
50 g de margarina (usei manteiga)
1 colher (chá) de mostarda Dijon (usei normal)
1 cálice de vinho do Porto
2 colheres (café) de café solúvel
200 ml de natas
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b

Modo de preparação:

Tempere os bifes com sal e pimenta. Deite um fio de azeite numa frigideira e frite-os, sem que fiquem totalmente cozinhados. Reserve.
Noutra frigideira (ou na mesma mas já limpa) derreta a manteiga e adiciona a mostarda. Mexa um pouco com um garfo, acrescente o vinho do Porto e o café e continue a mexer para que o molho fique homogéneo. Por fim deite as natas e, quando estas começarem a engrossar, deite a carne para que acabe de cozinhar.
Sirva. Eu servi com esparguete e ervilhas salteadas.


Bom apetite.

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Carne de vaca estufada

É daqueles pratos que saem e sabem sempre bem, não há que enganar, é só misturar tudo dentro do tacho, colocar ao lume e faz-se magia!
Heis como fiz a minha:



Ingredientes:

1 lombinho de vaca cortado em medalhões
1 colher (sopa) de cebola seca
1 colher (sobremesa) de alho em pó 
1 folha de louro
100 ml de polpa de tomate
200 ml de vinho tinto
100 ml de azeite
1/2 caldo de carne
1 colher (sobremesa) de paprika
Salsa picada a gosto
Sal e pimenta preta a gosto

Modo de preparação:

Coloque o lombo no tacho seguido dos restantes ingredientes, tape com água, misture bem e leve ao lume brando por cerca de uma hora ou até que fique tenra e o molho reduza.
Eu servi acompanhado de esparguete e com salada de alface à parte.

Bom apetite e bom fim de semana.