Pages

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Tarte Tatin de maçã

Como este dia só costuma existir de 4 em 4 anos, resolvi postar hoje também uma receitinha, achei que seria engraçado, uma vez que só daqui a 4 anos poderei voltar a fazê-lo… eh eh.
Esta receita foi inspirada na Tarte Tatin de pêra do Gordon Ramsay (podem
vêr aqui o video). Resolvi fazer mesmo a tradicional Tarte Tatin de maçã, pois eu costumo comê-la num restaurante onde por vezes costumo ir e simplesmente adoro. E como não me estava a apetecer ir lá de propósito só para a poder comer a tarte resolvi arriscar e fazê-la eu. Fica uma autêntica delicia, e é bem mais fácil de fazer do que parece! Arrisquem, vale a pena! ;)
As medidas são um pouco a olho, pois no video também não dizia quantidades, mas acho que não há muito por onde errar.
Fiz assim:

Tarte Tatin

Ingredientes:

Açúcar q.b. (coloquei o suficiente para cobrir o fundo)
Manteiga q.b. ( coloquei cerca de 2 colheres de sopa)
Rum q.b. ( não coloquei)
1 Anis estrelado
Aroma de baunilha q.b.
5 Maçãs
1 Embalagem de massa folhada redonda (da largura da frigideira)
Açúcar em pó q.b.

Modo de preparação:

Comece por descascar as maçãs, corte-as ao meio e retire-lhes o caroço, coloque num recipiente com água e umas gotas de limão para que estas não escureçam.
Numa frigideira média ( que possa ir ao forno) coloque o açúcar e deixe caramelizar um pouco, assim que começar a ganhar cor adicione a manteiga, o anis e o aroma de baunilha.

Tarte Tatin inicio

Quando atingir a cor de caramelo claro disponha as maçãs. Entretanto pré-aqueça o forno a 180ºC.

Tarte Tatin maçãs

Deixe as maçãs caramelizarem de ambos os lados, mas não as deixe cozer completamente pois ainda vão ao forno.

Tarte Tatin maçãs caramelizadas

Retire a frigideira do lume e retire o anis estrelado. Coloque a massa folhada por cima das maçãs tendo o cuidado de enfiar bem para dentro da frigideira nos lados.

Tarte Tatin massa

Leve ao forno e deixe cozer por aproximadamente 30 a 40 minutos ou até que a massa fique dourada.

Tarte Tatin massa cozida

Assim que estiver cozida retire do forno e deixe repousar cerca de 2 minutos. Depois, com muito cuidado para não se queimar com o molho, vire para um prato.

Tarte Tatin fatiaTarte Tatin fatia.

Pode servir quente ou fria, assim simples ou com uma bola de gelado.

Bom apetite!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Frango fricassé

À dias apeteceu-me este pratinho, mas apesar de ter mais ou menos uma ideia de como era feito, nunca tinha experimentado. Então lembrei-me de ligar à minha mãe, pois lembro-me de o comer na altura em que ainda morava com ela, e era uma delicia. Lá lhe pedi a receita e aqui está o resultado, de comer e chorar por mais!

Frango fricassé

Ingredientes:

1 frango partido em pedaços
1 cebola média
100 ml de óleo
1 colher (sopa) de farinha
1 limão grande (sumo)
4 gemas
100 ml de leite
Água a ferver q.b.
Sal q.b.
Salsa picada q.b.


Modo de preparação:

Num tacho deite o óleo e a cebola picada e leve ao lume até que a cebola fique translúcida. Adicione então o frango, tape com água, tempere de sal e deixe cozinhar. Assim que o frango estiver cozido, adicione a farinha e o sumo de limão misture muito bem. Num recipiente à parte misture as gemas com o leite e deite no tacho mexendo sempre muito bem. Por fim adicione a salsa picada e sirva. Eu servi com umas batatas fritas, mas também fica muito bom com um arroz branco ou um esparguete.

Bom apetite!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Panquecas

Cá em casa adoramos panquecas e costumamos fazer muitas vezes utilizando a receita dos crepes que já postei aqui. Mas desta vez resolvi fazer de forma diferente, esta receita foi inspirada numa feita pela Ellie Krieger no canal Food Network e devo dizer que é uma delícia. Ficam umas panquecas bem fôfinhas e muito saborosas. Eu gosto de comer com chocolate ou molho de caramelo, o meu homem gosta com açúcar e canela, doce ou frutas ( junta-as ao creme antes de fazer as panquecas). Cada um come como lhe apetecer, basta ter imaginação. São óptimas tanto para sobremesa, como para o pequeno almoço ou lanche!
Aqui fica a receita:

Panquecas

Ingredientes:

250 gr de farinha com fermento
1 colher (chá) de sal fino
1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio
2 ovos
1/2 chávena de óleo
2 chávenas de leite
1 colher (sobremesa) de mel

Modo de preparação:

Misturam-se muito bem todos os ingredientes. Deitam-se conchas com esta massa numa placa bem quente e deixa-se cozinhar de ambos os lados. Depois de cozidas empratam-se e comem-se com o que se quiser.

Eu gosto delas é mesmo assim:

Panquecas interior

Nota: A receita deu para 10 panquecas.

Bom apetite!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Febras em molho de mostarda e limão

Aqui está mais um improviso para o jantar de um destes dias que passou. Umas febras com um molhinho bem simples e que ficaram uma delicia.
Fiz assim:

Febras em molho de mostarda e limão-empratado
Ingredientes:
Febras de porco q.b. (depende do numero de pessoas, eu usei 6)
4 dentes de alho grandes
1 dl de azeite
100 gr de margarina
1 limão pequeno (sumo)
2 colheres (sopa) bem cheias de mostarda
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Coloque as febras na frigideira, seguidas dos alhos laminados e dos restantes ingredientes. Leve ao lume e deixe cozinhar lentamente.
Sirva assim que estiver pronto. Eu servi as minhas com puré de batata.

Febras em molho de mostarda e limão
Bom apetite e bom fim de semana!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bolo de maçã e caramelo

Fiz este bolinho num destes fins de semana para levar para um almoço de família. A receita retirei da revista Cozinha Maravilha nº 25 e é uma autêntica maravilha! Já tinha visto algumas receitas deste género e tinha curiosidade em experimentar e esta foi a deixa perfeita. A repetir, sem dúvida!
Aqui fica a receita:

Bolo de maçã e carameloBolo de maçã e caramelo-fatia

Ingredientes:

450 gr de açúcar
6 maçãs
150 gr de margarina
4 ovos
1 laranja
200 gr de farinha
1 colher (chá) de fermento

Modo de preparação:

Leve ao lume uma frigideira com 300 gr do açúcar até ficar em caramelo claro. Deite numa forma, rode de modo a que fique bem coberta com caramelo e deixe arrefecer.
Ligue o forno a 180ºC. Descasque as maçãs, corte-as ao meio, retire-lhes as pevides e corte-as em meias-luas finas. Espalhe-as dentro da forma de modo a que fiquem bem acamadas.
Numa tigela, bata a margarina como restante açúcar até ficar um creme e junte os ovos, um a um e batendo sempre.
Adicione a raspa e o sumo da laranja, a farinha e o fermento e bata bem. Verta na forma sobre a maçã e leve ao forno durante 40 minutos. Ao fim desse tempo, retire, desenforme, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.


Bolo de maçã e caramelo-forma

Nota: Se quiser pode utilizar caramelo liquido de compra.

Bom apetite!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Bolo de laranja da Jú

Há dias apeteceu-me um bolinho de laranja, daqueles bem fofinhos e húmidos, andei à procura até que me lembrei desta receita que a nossa amiga blogueira Jú partilhou connosco e que eu achei fantástica. Pus logo mãos à obra, só que não percebo bem porquê o meu não ficou fofinho e húmido como o da Jú, ficou enqueijado, como todos os bolos de laranja que tento fazer… Ainda não consegui perceber o que é que faço de mal, será por ter deixado dentro do forno a arrefecer?! Não sei, mas a verdade é que me saem sempre enqueijados. Não que me importe porque mesmo assim o bolinho ficou uma delicia, mas não é o bolinho de laranja fofinho e húmido que tanto me apetecia… Será que alguma de vós me poderá dizer qual é o segredo?? Eh Eh…
Aqui fica a receita:

Bolo de laranja.Bolo de laranja

Ingredientes:

1 laranja média
5 ovos
1/2 chávena de margarina líquida
2 chávenas de chá de açúcar
1 chávena de chá de leite
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 chávenas de chá de farinha com fermento

Modo de preparação:

Corte a laranja aos pedaços e coloque-a na trituradora (com casca!) e desfaça-a, vá juntando os ovos e continue a triturar até obter uma massa líquida e homogénea.
Numa taça, verta o preparado anterior e adicione o açúcar, o leite, a margarina e o bicarbonato de sódio e misture tudo com a batedeira eléctrica até deixar de sentir o açúcar no fundo da taça.
Por fim, adicione a farinha e volte a misturar bem.
Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Verta a massa para a forma e leve ao forno a 180ºC durante, aproximadamente, 35 minutos.

Bolo de laranja-fatia

Bom apetite!