Pages

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Bolachas para o chá

Finalmente consegui-me entender com o meu dispara biscoitos, eh eh! Já tinha feito uma tentativa á uns anitos e como não me entendi com ele, pus para o lado e nunca mais quis saber! Mas de cada vez que via alguém postar bolachinhas feitas com o dito eu roía-me toda, pois também queria saber fazê-los! Depois de ver mais uma vez este video, que a nossa amiga Luísa Alexandra teve a gentileza de partilhar connosco, resolvi experimentar novamente e voilá, saíram bolachinhas!!! Deliciosas por sinal, simplesmente adorámos! A receita vinha com o dispara biscoitos e tem como nome Tea Pastry, o que eu achei um pouco estranho pois traduzido não tem grande lógica, por isso resolvi chamar-lhes bolachas para o chá! :P
Aqui fica a receitinha:

Bolachas para o cháBolachas para o chá.

Ingredientes:

250 gr de manteiga ou margarina
250 gr de açúcar
2 ovos
1 pitada de sal
500 gr de farinha com fermento
1/2 colher (chá) de aroma de baunilha

Modo de preparação:

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme (eu fiz no processador de comida). Acrescente os ovos, o sal e a baunilha.
Peneire a farinha e vá misturando aos restantes ingredientes a pouco e pouco até obter uma massa macia. Leve ao frigorifico a arrefecer até assentar ( eu deixei 30 minutos). Forme os biscoitos e coloque-os num tabuleiro untado. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 10 minutos.

Rendeu-me 143 bolachas.

Bom apetite e bom feriado!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Risotto de cogumelos

Na verdade o meu primeiro risotto! Sim, finalmente ganhei coragem e toca de experimentar… sim, foi isso… isso, e o facto de o pacote de arroz para o fazer estar quase a ficar fora da validade… :P
Seja como for, valeu a pena, pois tanto eu como o meu homem adorámos! É verdade que é um bocadinho mais trabalhoso, mas vale bem a pena! Este foi inspirado no Grilled Mushroom Risotto do Jamie Oliver…
Fiz assim:

Risotto de cogumelos

Ingredientes:

1 pé de aipo
1 cebola pequena
1 lata de cogumelos laminados
1 dl de azeite
1,5 dl de vinho branco
250 gr de arroz para risotto
1 colher (sopa) de manteiga
1 mão cheia de queijo parmesão ralado
1/2 l de caldo de carne
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:

Num tacho coloque a cebola e o aipo finamente picados, regue com o azeite e leve ao lume. Assim que a cebola esbranquiçar, adicione os cogumelos e deixe fritar um pouco. Junte então o arroz e regue com o vinho branco, tempere de sal e pimenta e deixe ferver. Regue com um pouco de caldo de carne e deixe evaporar mexendo sempre sem parar, assim que o arroz absorver o caldo, deite-lhe mais um pouco, sempre a mexer sem parar. Repita até que o arroz coza e fique cremoso ( demora cerca de 30 minutos). No final envolva bem a manteiga e o queijo e sirva de imediato.

Bom apetite e bom fim de semana!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bolo vermelho aveludado (Red velvet cake)

Esta receita foi retirada do livro “ O grande livro de pastelaria”. Foi uma junção de duas das receitas vindas nesse livro com algumas alterações do meu homem! Sim, foi ele que o fez, quem diz que os homem não têm jeito para cozinhar engana-se e muito! ;)
E porque é que ele juntou duas receitas, perguntam vocês, porque a avaliar pela foto do bolo vermelho (pág. 94) ele achou-o tudo menos aveludado, achou-o muito massudo e eu concordei, então resolveu fazer antes o Pão-de-ló Victória (pág.20). O resultado foi um bolinho super fôfo com uma cor lindíssima e com um sabor… nem dá para descrever, só sei que eu não conseguia parar de comer… eh eh!
Então ele fez assim:

Bolo vermelho aveludadoBolo vermelho aveludado1Bolo vermelho aveludado2Bolo vermelho aveludado3Bolo vermelho aveludado cortado

Ingredientes:

Bolo:

175 gr farinha auto levedante
1 colher (chá) de fermento
175 gr manteiga amolecida
100 gr de açúcar branco
75 gr açúcar mascavado
3 ovos
1 colher (sobremesa) de aroma de baunilha
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de água 
1 frasquinho de corante vermelho líquido
1 caixa de framboesas

Cobertura:

250 gr de queijo creme
40 gr de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de açúcar em pó
1 colher chá de essência de baunilha

Modo de preparação:

Cobertura: Juntar tudo e bater, reserve.

Bolo: Deitam-se os ingredientes secos numa taça e misturam-se. Adicionam-se os líquidos todos e bate-se bem. Coloca-se a massa em 2 formas iguais untadas e forradas com papel vegetal e levam-se ao forno pré aquecido por cerca de 15 a 20 minutos a 180ºC.
Retiram-se do forno e deixam-se arrefecer cerca de 5 minutos dentro da forma. Desenformam-se e deixam-se arrefecer em cima de uma rede. Coloca-se uma das metades num prato e barra-se com metade do creme, coloca-se a outra metade por cima e barra-se com o resto do creme. Enfeita-se com as framboesas.

Bolo vermelho aveludado fatiaBolo vermelho aveludado fatia.

Bom apetite!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bolo de pêra super fôfo

O vosso destino é o contentor do lixo! Pensei eu quando olhei para três pêras que tinha na fruteira. O meu homem já não lhes tocava pois ele gosta da fruta rija e nem eu, que gosto dela madura, estava disposta a fazer esse sacrifício, já estavam maduras demais! Agarrei nelas e, que se lixe, descasquei-as para dentro de um recipiente e pus-me a inventar! Qualquer porcaria que daqui saia há-de ser melhor que deitá-las fora, pensei eu… Minutos depois saiu um bolinho, tão fôfo, tão húmido e tão saboroso! Valeu a pena arriscar, é um bolinho a ser repetido, sem dúvida, e que eu vos aconselho vivamente a experimentar!
Os ingredientes fui pondo a olho, não pesei nada, as medidas que vos deixo são mais ou menos o que devo ter utilizado!
Fiz assim:

Bolo de pêra

Ingredientes:

Bolo:

3 pêras bem maduras
1 ovo
50 gr de açúcar mascavado
100 gr de farinha com fermento
1 colher ( sobremesa) de canela em pó
1 colher (sobremesa) de gengibre em pó
1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio

Cobertura:

100 gr de chocolate preto
3 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de margarina

Modo de preparação:

Num recipiente coloque as pêras descascadas e cortadas em pedaços bem pequenos, eu utilizei um garfo para as esmagar um pouco, mas não totalmente. Acrescente os restantes ingredientes e misture bem. Deite numa forma de buraco untada e enfarinhada e leve a forno pré aquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos. Retire e desenforme. Num recipiente que possa ir ao micro ondas coloque o chocolate partido em pedaços, o leite e a margarina e leve ao micro ondas por cerca de 2 minutos, retire e misture muito bem até que o chocolate derreta totalmente. Regue o bolo.

Bolo de pêra fatiaBolo de pêra fatia.

Bom apetite!

domingo, 13 de novembro de 2011

A melhor receita de bolo de chocolate húmido

Podem ter a certeza que sim, este é sem dúvida o melhor bolo de chocolate que já comi até hoje e foi feito… pelo meu homem! É de comer e chorar por mais, a perfeição em forma de bolo, nem dá para descrever muito bem e nem eu tenho muito jeito para isso, só mesmo provando, o que eu aconselho vivamente!!
A receita ele foi buscar aqui e devo dizer que fiquei rendida, caso ainda não tivessem percebido… :D
Alguns dos ingredientes nós não tínhamos por aqui por isso ele substituiu por outros, aqui fica a receita como ele a fez:

Bolo de chocolate húmido.Bolo de chocolate húmido

Ingredientes:

2 chávenas de farinha com fermento
2 chávenas de açúcar
¾ chávena de cacau
2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 ovos
1 colher (chá) de sal
1 chávena de leite
1 chávena de óleo vegetal
1 ½ colher (chá) de aroma de baunilha
1 chávena água quente
1 pacote de pepitas de chocolate

Cobertura:

300 ml de natas
1 colher (chá) manteiga
500 gr de chocolate culinário

Modo de preparação:

Pré aqueça o forno a 160ºC ( o bolo tem de cozer lentamente). Bata muito bem todos os ingredientes excepto a água e as pepitas. Quando tiver tudo bem misturado adicione então a água e volte a bater até ficar com uma massa macia. Por fim adicione as pepitas. Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno. Após 40 minutos aumente a temperatura para 180ºC e deixe cozer mais 10 minutos. Vá verificando se este já se encontra cozido com a ajuda de um palito, assim que este sair limpo o bolo está cozido, não se deve deixar cozer demais. Depois de cozido deixe arrefecer na forma e desenforme.
Leve ao lume as natas com a manteiga, quando esta derreter adicione o chocolate partido em pedaços e deixe derreter, misturando de vez em quando. Retire do lume e aplique em cima do bolo.

Bolo de chocolate húmido fatiaBolo de chocolate húmido fatia.

Bom apetite!

sábado, 12 de novembro de 2011

Quiche de carne guisada (aproveitamentos)

Esta quiche foi feita num destes dias para gastar uns restos de carne guisada, mas podem utilizar o que tiverem a rebolar pelo frigorifico, o importante é não deixar estragar! ;)
Eu sei, a foto está péssima, pois foi tirada com o telemóvel, porque não tinha a máquina fotográfica na altura e digamos que o telemóvel também podia ser melhor…ah ah ah… acreditem que o aspecto ficou bem melhor do que parece, mas dá para ter uma ideia! :P
Fiz assim:

Quiche de carne guisada

Ingredientes:

1 base de massa folhada de compra
Carne guisada q.b.
Couve cortada em juliana q.b.
Cenoura cortada em pedaços q.b.
2 ovos
1 pacote de natas

Modo de preparação:

Comece por separar a carne do molho, deite o molho num tacho, acrescente um pouco de água e leve ao lume até ferver. Deite a couve e a cenoura e deixe cozer, se for necessário, acrescente um pouco de sal. Corte a carne em pedaços e acrescente à couve.
Coloque a massa folhada num refractário e pique com um garfo. Recheie com o preparado de carne. Dentro de uma taça deite os ovos e as natas e misture muito bem, deite por cima da carne e leve ao forno até dourar e a massa ficar cozida.
Sirva com uma saladinha.

Bom apetite e bom fim de semana!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Bolo em calda de Beirão

Esta receita retirei da revista Delicias da Culinária nº 17. Na realidade chama-se bolo em calda de Rum, mas como não havia rum… :P
A foto não ficou tão bonita como a da revista, mas acreditem que o bolo ficou uma delícia!! Eu alterei um pouco porque alguns dos ingredientes, como já disse, eu não tinha, então toca de improvisar… ficar sem bolinho é que não!!! :D
Deixo-vos a receita original com as alterações que fiz:

Bolo em calda de BeirãoBolo em calda de Beirão fatia

Ingredientes:

2 chávenas (chá) de farinha de trigo
1/2 chávena (chá) de água morna
1/2 chávena (chá) de manteiga amolecida
2 colheres (sopa) de açúcar
3 ovos
15 gr de fermento de padeiro (utilizei ramazzotty)
Margarina para untar e farinha para polvilhar
Chantilly comprado pronto e frutas para decorar (não usei)

Calda:

1 chávena (chá) de água
1 1/2 chávena (chá) de açúcar
1 chávena (chá) de sumo de laranja (usei 1/4 de chávena de sumo de limão)
1/2 chávena (chá) de Rum ( usei Beirão)

Modo de preparação:

Bata os ingredientes da massa. Coloque numa forma de pão de ló untada e enfarinhada. Leve ao forno até assar. Leve ao lume a água e o açúcar por 5 minutos. Adicione o sumo e o Rum (Beirão) e misture. Regue o bolo e leve ao frigorifico por duas horas. Desenforme e decore com o chantilly e frutas a gosto.

Bom apetite!

domingo, 6 de novembro de 2011

Pizza de carne picada

Esta pizza foi o meu homem que fez num destes dias, é bem diferente das que costumamos comer, mas de vez em quando também sabe bem variar um pouco, não? Ficou mesmo muito boa, a repetir!
Ele fez assim:

Pizza de carne picada

Ingredientes:

Massa:

5oo gr. de farinha
1 colher ( sobremesa ) de sal fino
1 colher ( sobremesa ) de fermento de padeiro
1 colher ( sopa ) de azeite
1 caneca de água quente ao toque

Recheio:

400 gr de carne picada de vaca
200 gr de bacon gordo cortado em cubinhos
Sal e pimenta q.b.
Molho de tomate q.b.
Queijo mozzarella ralado q.b.
Orégãos q.b.

Modo de preparação:

Para a massa: Numa tigela, ponha a farinha, o sal e o fermento de padeiro, mexa bem. De seguida, adicione a água, mas só o suficiente até ver que já consegue misturar tudo bem e sem pegar ás mãos. Por fim junte o azeite e amasse tudo muito bem até formar uma massa elástica e fôfa ( cerca de 5 minutos ). Depois forme uma bola, deite-a na taça, tape e deixe dobrar de volume ( cerca de 30 minutos ).
Enquanto isso prepare o recheio: Numa frigideira deite o bacon e leve ao lume, deixe fritar um pouco. Adicione então a carne picada, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar.
Estenda a massa e forme as bases para a pizza, coloque uma boa porção de molho de tomate, cubra com a carne, polvilhe com o queijo e orégãos e leve ao forno até que o queijo derreta e a massa fique cozida. Sirva.

Nota: A gosto pode juntar também cogumelos, azeitonas, cebola, pimento, o que quiser.

Bom apetite!