Há imenso tempo que não fazia estas maravilhas, anos mesmo. São trabalhosos, daí que não haja grande vontade de os fazer mas, são tão, mas tão bons... O maridão já andava a mandar a indireta à uns tempos e então, o facto de termos de ficar fechados em casa em época de pandemia, foi a desculpa perfeita! 😅
Lá fomos, eu e a princesa, para a cozinha preparar a surpresa para o papá...
Desta vez, segui a receita à risca e fiz a cobertura que vem mencionada na receita, mas costumo fazer com chocolate derretido, a meu ver ficam bem melhores, mas estes também se comeram bem... 😁
A receita é do grandíssimo livro, Tesouro das Cozinheiras, um dos meus preferidos!
Ingredientes:
150 g de farinha sem fermento
50 g de manteiga
3 g de sal
2,5 dl de água
3 a 4 ovos inteiros
Recheio:
5 ovos
5 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) bem cheias de maisena
1 pitada de aroma de baunilha
0,5 l de leite
Cobertura de chocolate:
125 g de açúcar em pó
3 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) rasas de cacau em pó
1 colher (sobremesa) de manteiga
Baunilha
Modo de preparação:
Éclairs: Põe-se num tacho a água quente, o sal, o açúcar e a manteiga, leva-se tudo ao lume até ferver e então retira-se o tacho para fora. Deita-se-lhe a farinha de uma só vez e bate-se bem até que a farinha forme uma massa espessa. Volta ao lume, batendo-se sempre até que a massa despegue do tacho e da colher, formando bola.
Retira-se do lume e vão-se-lhe juntando os ovos um a um, batendo bem e levantando a massa para ficar suficientemente arejada, até que os ovos fiquem bem incorporados (nunca adicionar um ovo sem o antecedente estar bem incorporado). A massa deve ficar mole mas não liquida. Se ao deitar o 3º ovo a massa estiver quase no ponto, bate-se o 4º ovo em separado e vai-se incorporando à massa, pouco a pouco, até esta ficar na consistência devida.
Untam-se com manteiga 1 ou 2 tabuleiros nos quais se vão dispondo, com a ajuda do saco de pasteleiro, apetrechado com o bico largo e redondo, palitos de massa de 8 ou 10 cm de comprimento e distanciados uns dos outros 5 cm.
Levam-se então a cozer m forno moderado, durante 20 minutos.
Quando estiverem prontos, deixam-se arrefecer, sobre uma rede, ao abrigo de correntes de ar.
Depois de frios, com a ajuda de uma faca afiada faça um furo por baixo e recheie com o creme de pasteleiro usando uma seringa.
Finalmente, pincele-os todos com a cobertura e coloque-os num prato a secar.
Recheio: Num tacho deite as gemas, o açúcar, a farinha e misture muito bem. Noutro tacho ferva o leite juntamente com o aroma de baunilha e adicione lentamente à mistura de ovos, mexendo sempre. Leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Deixe arrefecer.
Cobertura de chocolate: Derrete-se o açúcar com a água, junta-se-lhe o cacau e a baunilha e leva-se ao lume, mexendo sempre, até engrossar, mas sem deixar ferver. Por fim incorpora-se a manteiga e aplica-se com um pincel sobre os éclairs.
Bom apetite e bom fim de semana.
Ficaram lindos e certamente um delicia...um beijinho e resto de um bom domingo.
ResponderEliminarQue bom aspecto!
ResponderEliminarPassei para desejar uma semana feliz!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira