Pages

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Omelete de cebola, tomate e queijo de cabra

Quando não há grande tempo para andar de volta dos cozinhados, tenho de me desenrascar com algo rápido. Por vezes, quando não tenho nada congelado a jeito de fazer, ora saem pratos de massa ora saem omeletes. Neste caso, uma omelete que fui improvisando à medida que fui fazendo e que ficou uma delicia.
Fiz assim:


Ingredientes:

4 ovos
1 cebola
1 tomate maduro
Fatias de queijo de cabra a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
Um fio de azeite
Pimenta q.b.

Modo de preparação:

Numa frigideira deite a manteiga e o azeite, deixe derreter. Coloque de seguida a cebola cortada ás rodelas e deixe amolecer. Acrescente depois o tomate descascado e cortado em pedaços e deixe fritar um pouco.
Enquanto isso, bata os ovos com a pimenta ( se quiser pode colocar sal também, eu não coloquei porque o queijo de cabra já é salgado) e deite na frigideira por cima dos outros ingredientes. Depois distribua as fatias de queijo por cima do ovo e deixe cozinhar. Quando o ovo estiver cozinhado forme a omelete e transfira para um prato.


Nota:
A gosto pode colocar também salsa picada.

Bom apetite e boa semana.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Azevias de grão e amêndoa

Olá olá... Primeiro que tudo quero agradecer a todos quantos me seguem pelos simpáticos votos de boas festas e ano feliz. Desejo o mesmo para todos vós e respetivos familiares, muito obrigada por continuarem por ai e me acompanharem.🙏
Tenho andado um pouco ausente, tanto que ainda tinha aqui uma receita do Natal para publicar...😅 A verdade é que, por vários motivos, a vontade de aqui vir tem sido muito pouca. Mas, apesar disso, o bichinho nunca morre, e acabo sempre por cá voltar para partilhar convosco as minhas experiências culinárias.
Vamos então à receita? Eu simplesmente adoro azevias, é doce que nunca me pode faltar na mesa de Natal e, este ano, não foi exceção, saíram então estas azevias, cuja receita já não sei de onde a retirei, já a tenho há uns bons anos, e que ficaram uma delicia.


Ingredientes:

Massa:

1 kg de farinha
200 gr de margarina derretida
1 pitada de sal fino
500 ml de vinho branco (pode ser necessário mais um pouco)

Recheio:

500 g de grão cozido e triturado
400 g de açúcar
1 casca de limão
2 paus de canela
150g de amêndoas
2 gemas

Modo de preparação:

Colocar todos os ingredientes para o recheio num tacho e levar ao lume até atingir o ponto desejado (ao passar a colher forma uma estrada). Deixar arrefecer e retirar a casca de limão e os paus de canela.
Entretanto fazer a massa, misturar tudo (o vinho branco vai-se juntando aos poucos até se conseguir amassar sem colar às mãos) e tapar com um pano.
Retirar pedaços de massa, estender com o rolo e deitar um pouco de recheio no centro, dobrar ao meio e cortar as azevias com a ajuda de uma forminha própria ou de um copo.



Fritar, deixar escorrer e passar por açúcar e canela.





Bom apetite e bom fim de semana.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Cheesecake de baunilha com cobertura de caramelo salgado

Esta receita vi no cantinho mais angelical da blogoesfera, o cantinho da minha querida Isabel, Cozinhar com os anjos. Quando a vi, guardei logo para fazer e, 3 anos depois 😅, lá a fiz para um almoço de Natal que fiz cá em casa. Costuma-se dizer que mais vale tarde que nunca e, neste caso, valeu mesmo a pena, este cheesecake é muito guloso e ficou aprovadíssimo por todos. 
Muito obrigada Isabel pela receita. 




Ingredientes:

200 g de bolachas Oreo
40 g de manteiga
400 g de queijo creme
80 g de açúcar
1 vagem de baunilha (interior) (Usei aroma)
4 ovos
400 ml de natas

No processador triturei as bolachas até obter uma areia grossa. Numa tigela coloquei as bolachas e manteiga derretida em banho-maria e envolvi bem. Forrei o fundo de uma forma amovível com a mistura. Reservei no frigorífico. Juntei todos os ingredientes, e bati com a batedeira até ter uma mistura cremosa e sedosa. Coloquei a mistura na forma e levei a forma em banho-maria ao forno pré-aquecido a 180ºC durante  1,20 minutos. Ao fim desse tempo retirei a forma do forno, deixei arrefecer e levei ao frigorífico 4h, ao fim desse tempo desenformei e cobri com o creme de caramelo.

Creme de caramelo:

75g de açúcar
25 g de manteiga
70 ml de natas
1 pitada de sal

Numa caçarola deita pequenas porções de açúcar e vai deixando caramelizar, junta aos poucos as natas aquecidas (cuidado com a ebulição) quando estiver tudo incorporado retira do lume e junta a manteiga, envolve bem e reserva.

Nota: Eu não cozinhei o meu em banho maria, pus diretamente no forno e saiu bem, mas façam como entenderem.

Bom apetite e boa semana.