Pages

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Bifinhos do cachaço guisados com batatas

Boa tarde meus amigos!
Então esse Natal, foi bom? 
O meu até foi bom, apesar de o termos passado todos meio doentes (e ainda estamos), mas felizmente nada de grave, umas gripezitas que teimam em não ir... a razão pela qual tenho andado mais ausente. Mas foi um Natal bom, passado em família, no quentinho do lar.
Hoje trago uma receitinha perfeita, não só para desenjoar dos restos da ceia de Natal, mas também para aquecer um pouco destes dias que se têm sentido tão frios. Inspirei-me nesta receita que vi aqui, e utilizei umas costeletas do cachaço ás quais retirei os ossos, ficou um prato maravilhoso, nós adorámos!
Deixo aqui então a receita e os votos de continuação de boas festas para todos vós que me seguem diariamente. Que este novo ano que se avizinha vos traga tudo o que de bom houver. :)




Ingredientes:

1 cebola
3 dentes de alho
1 dl de azeite
8 costeletas do cachaço sem osso
4 tomates maduros
1 dl de vinho branco
2,5 dl de água
900 g de batatas
1 ramo de salsa (não utilizei)
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:

Descasque e pique a cebola e os dentes de alho.
Refogue ambos no azeite.
Adicione ao refogado as costeletas.
Tempere com sal e pimenta.
Pele o tomate, pique e acrescente às costeletas.
Deixe estufar durante dez minutos, em lume lento.
Verta o vinho branco e cinco minutos depois, a água.
Entretanto, descasque as batatas e adicione-as cortadas em cubos e cozinhe cerca de 18 minutos.
No final, rectifique os temperos e sirva decorado com as folhas de salsa.




Bom apetite, bom fim de semana e bom ano para todos!


sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Fricassea di pollo ( Frango fricassé)

Não sei se se lembram destes livros que vos falei aqui neste post. Pois bem, esta receita foi retirada de outro desses livros, o da Itália.
aqui tinha colocado uma receita de frango fricassé, esta dada pela minha mãe e que eu adoro! Mas desta vez apeteceu-me experimentar outra diferente! E deixem que vos diga que se a primeira receita era boa esta então nem se fala, uma autêntica maravilha!! Ficámos fãs, sem dúvida!
Fiz a receita tal e qual vem no livro, mas como os meus frangos têm sempre bem mais de 1kg, pois são caseiros, tive de aumentar a quantidade de caldo de galinha. Devo ter usado o dobro.
Deixo então a receita.





Ingredientes:

1 frango com cerca de 1kg 
Sal
Pimenta branca acabada de moer
Farinha
1 cebola branca grande
3 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de azeite
12,5 cl de vinho branco seco
1 folha de louro
250 ml  de caldo de galinha
2 gemas
1 limão (sumo)
Salsa (opcional)- Não coloquei porque não tinha

Modo de preparação:

Lave bem o frango e seque com papel de cozinha. Com uma faca bem afiada corte-o em 10 a 12 pedaços. Tempere de sal e pimenta e passe-os por farinha.
Descasque a cebola e corte-a em rodelas fininhas.
Aqueça o azeite e a manteiga num tacho, coloque os pedaços de frango e deixe alourar de todos os lados. Transfira para um prato.
Deite as rodelas de cebola no tacho e deixe fritar até que fique translucida depois acrescente o vinho e a folha de louro e deixe cozinhar até que o molho engrosse. Deite-lhe metade do caldo e deixe ferver por 2 minutos.
Volte a colocar o frango na panela e cozinhe em lume brando por 20 a 30 minutos acrescentado o restante caldo à medida que for preciso. Retire do lume e transfira o frango para um tabuleiro.
Bata as gemas com o sumo de limão e deite na panela mexendo sempre vigorosamente. Tempere de sal e pimenta. Leve a lume brando para que as gemas cozinhem mas sem deixar ferver.
Deite o molho sobre o frango e enfeite com salsa picada.

Buon apetitto e bom fim de semana! :D

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Raia assada em cama de legumes

Numa tentativa de fazer algo diferente e um pouco mais saudável, saiu-me assim de improviso este pratinho que, para além de rápido e prático de fazer (é só colocar no forno e esperar), ficou uma delicia! Se quiserem ter um pouco mais de trabalho podem sempre cozer umas batatas ou fazer um arroz para acompanhar. :)
Fiz assim:





Ingredientes:

Raia cortada para fritar q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
1 chouchou 
1 courgette
2 tomates grandes bem maduros, pelados
Tiras de pimento verde a gosto
1 folha de louro
100 ml de azeite
50 ml de vinho branco
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparação:

Num tabuleiro espalhe a cebola cortada em rodelas, os alhos laminados, o chouchou, a courgette descascados e cortados em cubos, o tomate cortado em pedaços pequenos, o pimento e o louro. Tempere de sal e pimenta e envolva.



Por cima dos legumes distribua a raia e tempere de sal e pimenta a gosto. Regue tudo com o azeite e o vinho e leve ao forno pré aquecido a 180ºC a assar até que a raia fique cozinhada.



Sirva de seguida.

Nota: Se quiser, ao servir, regue com um pouco de sumo de limão.

Bom apetite!

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Tarte de coco

Se há uma coisa que eu simplesmente adoro (além do chocolate claro!!! :P ) é coco, mas, e para mal dos meus pecados, o maridinho não gosta mesmo nada!! Então para fazer seja o que for com o dito e não ter de andar uma semana a comer do mesmo, aproveito muitas das vezes as festas da famelga para fazer docinhos com coco para matar a vontade! O que me vale é que, pelo que vou vendo, a piolha cá de casa também é apreciadora, vamos ver se se mantêm assim e não muda de gosto com o passar dos anos para eu poder ter companhia e assim já poder fazer por aqui mais vezes... eh eh! 
Desta vez resolvi-me por uma tarte, mais propriamente esta que encontrei aqui neste cantinho. Super rápida de fazer, económica e tão, mas tão boa!!! Soube-me pela vida!! :D
Fiz tal e qual, mas no final, para enfeitar, polvilhei com côco ralado tostado.
As fotos da fatia foram tiradas com o telemóvel e por isso não ficaram grande coisa, pois a luz era fraca, mas acho que dá para perceber! ;)



Ingredientes:

1 base de massa folhada
1 chávena de chá de água
1 chávena de chá de açúcar
2 ovos
200 gr de coco ralado
Coco ralado tostado para enfeitar (facultativo)

Modo de preparação:

Num tacho levar a água ao lume com o açúcar  até dissolver. Adicionar o coco à calda e envolver. Juntar os ovos previamente batidos. Colocar a massa folhada numa forma de fundo removível untada com manteiga, verter o preparado anterior e levar ao forno cerca de 30 minutos a 180ºC.
Depois de cozida, retirar do forno, deixar arrefecer e desenformar para um prato. Decorar com o côco ralado tostado.



Bom apetite e bom fim de semana!

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Mimos de pescada com espinafres no forno

Depois de muito pesquisar pela net e pelos livros uma receita para fazer este peixinho, inspirei-me e acabei por ir para a cozinha improvisar.
O resultado foi um peixinho fácil de fazer, diferente e muito saboroso!
Fiz assim:





Ingredientes:

1 embalagem de mimos de pescada (4)
5 tomates bem maduros
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
100 ml de azeite
250 g de espinafres
Maionese a gosto
100 g de queijo mozzarella ralado
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparação:

Num tacho deite a cebola e os alhos picados, o louro e o azeite, leve a refogar. Acrescente depois os tomates pelados e cortados em pedaços, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até que os tomates se desfaçam um pouco. Se quiser retire o louro e triture ( que foi o que eu fiz) ou então deixe ficar assim mesmo. Deite no fundo de um tabuleiro.




Por cima espalhe os espinafres.




Depois os mimos de pescada temperados de sal e pimenta.




Regue tudo com maionese.




Depois cubra com o queijo.




Leve ao forno pré aquecido a 180ºC, tapado com papel de alumínio durante 20 minutos. Passando este tempo retire o papel de alumínio e deixe gratinar até ficar douradinho.
Sirva de seguida. Eu servi com puré de batata.




Bom apetite!