Pages

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Creme de couve flor

Mais uma sopinha diferente do habitual... Esta feita de forma peculiar, pois em vez de se usar água, usa-se leite. Nunca tinha feito tal coisa e foi por isso que a resolvi experimentar. 
A receita é da grande Filipa Vacondeus e retirei do livro dela  "As grandes receitas das Famílias Portuguesas". Ficou uma delicia! 😋


Ingredientes:

1 couve flor
1 cebola picada
50 g de manteiga ou margarina
1 l de leite meio gordo
Noz moscada
Hortelã
Vinagre
Sal 
Pimenta

Modo de preparação:

Lave muito bem a couve flor, corte-a em raminhos e cubra-a com água fria à qual juntou um fio de vinagre.
Entretanto deite a cebola picada num tacho fundo, junte a manteiga e leve a lume brando para cozinhar a cebola até ficar macia e transparente. Escorra a couve flor, deite-a no tacho e cubra-a com o leite. Deixe cozinhar, tempere de sal e quando a couve estiver cozida bata a sopa com a varinha até ficar com um creme liso e macio. Tempere com um pouco de pimenta preta moída na altura e com uma pitada de noz moscada ralada.
Deixe ferver mais uns minutos e, quando servir, junte em cada prato um raminho de hortelã.

Bom apetite e bom fim de semana.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Folhado de legumes e camarão

Adoro folhados, são tão gulosos. Gosto de os servir tanto como entrada numa refeição, como à própria refeição, servindo de acompanhamento a uma simples sopa. Acabamos por ficar com um jantar leve e muito saboroso.
Foi o caso deste folhado, saiu assim, num momento de inspiração, para o jantar de um destes dias. Ficou maravilhoso, modéstia à parte, e será com certeza repetido por aqui.
Fiz assim:


Ingredientes:

1 cebola pequena picada
2 dentes de alho laminados
1 folha de louro
150 ml de azeite
1/2 embalagem de legumes para sopa cortados em juliana fina
50 g de ervilhas
1 lata pequena de rebentos de soja
100 ml de polpa de tomate
1/2 cubo de caldo de galinha
Camarão médio descascado a gosto (compro congelado e deixo descongelar)
Sal e pimenta a gosto
Vinagre a gosto
Molho de soja a gosto
1 placa de massa folhada 
1 gema

Modo de preparação:

Ligue o forno a 180º C.
Numa frigideira faça um refogado com o azeite, a cebola, os alhos, o pimento e o louro. Assim que a cebola amolecer deite a polpa de tomate e o camarão, tempere de seguida com o sal, a pimenta, o caldo de galinha e o molho de soja. De seguida retire o pimento e o louro e acrescente os legumes e a ervilhas e deixe cozinhar. Assim que os legumes estiverem cozidos, retire do lume e acrescente os rebentos de soja já escorridos e regue com um pouco de vinagre. Misture tudo muito bem, retifique os temperos e deixe arrefecer um pouco.
Estenda a massa folhada e coloque-a num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Coloque o recheio no meio da massa e enrole, fechando-a bem de todos os lados e deixando a parte onde se unem as pontas da massa para baixo. Pincele todo o rolo com a gema batida e leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até que fique dourado e cozido.

Bom apetite e boa semana.



segunda-feira, 12 de abril de 2021

Ovos primavera com requeijão

Muitas vezes os nossos jantares são sopa com algo mais leve a acompanhar. Desta vez saíram uns ovos recheados deliciosos. estes fui buscar ao livro Escola de Cozinha - Verduras, Saladas, dietas. 
São excelentes, até mesmo para servir de entrada num jantar de família, por exemplo. 



Ingredientes:

3 ovos cozidos
1 pitada de mostarda em pó (usei mostarda liquida)
2 colheres de vinagre de vinho branco
1 colher de pepinos, em vinagre
1 colher de cebolinho picado (não coloquei)
225 g de requeijão
Sal e pimenta a gosto
Salsa picada para decorar

Modo de preparação:

Descasque os ovos cozidos, corte-os ao meio em comprimento e extraia-lhes as gemas, colocando-as numa tigela.
Á gemas, adicione a mostarda, o vinagre, os pepinos, o requeijão, o cebolinho (não coloquei), tempere e triture. 
Recheie as claras dos ovos, abundantemente, com esta mistura e coloque-as numa travessa com o recheio virado para cima. Polvilhe com salsa picada e sirva.

Bom apetite e boa semana.

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Éclairs

Há imenso tempo que não fazia estas maravilhas, anos mesmo. São trabalhosos, daí que não haja grande vontade de os fazer mas, são tão, mas tão bons... O maridão já andava a mandar a indireta à uns tempos e então, o facto de termos de ficar fechados em casa em época de pandemia, foi a desculpa perfeita! 😅
Lá fomos, eu e a princesa, para a cozinha preparar a surpresa para o papá...
Desta vez, segui a receita à risca e fiz a cobertura que vem mencionada na receita, mas costumo fazer com chocolate derretido, a meu ver ficam bem melhores, mas estes também se comeram bem... 😁
A receita é do grandíssimo livro, Tesouro das Cozinheiras, um dos meus preferidos! 












Ingredientes:

150 g de farinha sem fermento
50 g de manteiga
3 g de sal
2,5 dl de água
3 a 4 ovos inteiros

Recheio:

5 ovos
5 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) bem cheias de maisena
1 pitada de aroma de baunilha
0,5 l de leite

Cobertura de chocolate:

125 g de açúcar em pó
3 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) rasas de cacau em pó
1 colher (sobremesa) de manteiga
Baunilha

Modo de preparação:

Éclairs: Põe-se num tacho a água quente, o sal, o açúcar e a manteiga, leva-se tudo ao lume até ferver e então retira-se o tacho para fora. Deita-se-lhe a farinha de uma só vez e bate-se bem até que  a farinha forme uma massa espessa. Volta ao lume, batendo-se sempre até que a massa despegue do tacho e da colher, formando bola.
Retira-se do lume e vão-se-lhe juntando os ovos um a um, batendo bem e levantando a massa para ficar suficientemente arejada, até que os ovos fiquem bem incorporados (nunca adicionar um ovo sem o antecedente estar bem incorporado). A massa deve ficar mole mas não liquida. Se ao deitar o 3º ovo a massa estiver quase no ponto, bate-se o 4º ovo em separado e vai-se incorporando à massa, pouco a pouco, até esta ficar na consistência devida.
Untam-se com manteiga 1 ou 2 tabuleiros nos quais se vão dispondo, com a ajuda do saco de pasteleiro, apetrechado com  o bico largo e redondo, palitos de massa de 8 ou 10 cm de comprimento e distanciados uns dos outros 5 cm.
Levam-se então a cozer m forno moderado, durante 20 minutos.
Quando estiverem prontos, deixam-se arrefecer, sobre uma rede, ao abrigo de correntes de ar.


Depois de frios, com a ajuda de uma faca afiada faça um furo por baixo e recheie com o creme de pasteleiro usando uma seringa. 
Finalmente, pincele-os todos com a cobertura e coloque-os num prato a secar.

Recheio: Num tacho deite as gemas, o açúcar, a farinha e misture muito bem. Noutro tacho ferva o leite juntamente com o aroma de baunilha e adicione lentamente à mistura de ovos, mexendo sempre. Leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Deixe arrefecer.

Cobertura de chocolate: Derrete-se o açúcar com a água, junta-se-lhe o cacau e a baunilha e leva-se ao lume, mexendo sempre, até engrossar, mas sem deixar ferver. Por fim incorpora-se a manteiga e aplica-se com um pincel sobre os éclairs.



Bom apetite e bom fim de semana.

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Almôndegas de frango com bróculos

 Vi esta receita aqui e fiquei curiosa por isso resolvi experimentar. Não fiz tal e qual, usei o que tinha por aqui e fiz também um molho de tomate para as servir. O resultado, ficaram muito boas, mas, ainda assim, para a próxima farei algumas alterações para ficarem mais saborosas e ao nosso gosto. Mas sem dúvida que ficaram aprovadas! 😊


Ingredientes:

1 peito de frango grande partido em cubos e marinado (usei alho, sal, pimenta, pimentão doce e um pouco de vinho branco)
1/2 bróculo cru
1/4 de cebola picada
1 ovo
2 colheres (sopa) de farinha de aveia
Sal a gosto

Para o molho de tomate:

6 tomates grandes bem maduros
1/2 cebola
3 dentes de alho
1 folha de louro
150 ml de azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparação:

Para as almôndegas: Coloque o frango num processador de cozinha, seguido dos restantes ingredientes. Triture bem até obter uma pasta. 


Com as mãos molhadas retire porções e faça bolinhas. Coloque-as num tabuleiro de ir ao forno.


Leve as almôndegas ao forno a 180º C por cerca de 25 minutos ou até que fiquem douradinhas.


Entretanto prepara o molho de tomate. Descasque os tomates e corte-os em pedaços para dentro de um tacho, misture depois os restantes ingredientes, leve ao lume até que os tomates cozinhem e se desfaçam. Retire o louro, triture até obter um puré. Retifique os temperos e retire do lume.
Coloque as almôndegas dentro do molho e sirva.

Bom apetite e boa semana.

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Sopa de repolho Russa

Mais uma sopinha diferente do habitual e que nos soube mesmo bem. A receita fui buscar ao livro Sopas da coleção do Pingo Doce e será com certeza repetida por aqui. 😊


Ingredientes:

30 g de manteiga
250 g de carne de vaca cortada em cubos
125 g de pedaços de bacon (usei chouriço)
4 chávenas de repolho finamente desfiado
2 tomates grandes, descascados e cortados em cubos
2 cebolas cortadas em cubos (usei uma grande)
1 folha de louro
Sal e pimenta a gosto
4 chávenas de caldo de carne
Natas batidas e queijo parmesão ralado, para enfeitar (usei mozzarella)

Modo de preparação:

Derreta a manteiga  numa panela grande e refogue a carne e o bacon (chouriço) em lume médio até dourar. Adicione meia dose de repolho e os restantes ingredientes, exceto os que servem para decorar.
Cubra, deixe ferver e deixe cozinhar por 1/2 hora. Adicione o restante repolho e cozinhe por 10 a 15 minutos, ou até ficar macio.
Junte as natas e polvilhe com queijo parmesão (mozzarella). 
Está pronto a servir.

Bom apetite e bom fim de semana.