quinta-feira, 29 de agosto de 2013 6 comentários

Carne guisada com grão e arroz aromático Bom Sucesso

Há dias a caminho de casa vinha a pensar no que poderia fazer com um lombinho que tinha descongelado para o jantar. Estava mesmo sem ideias e queria fazer algo que desse para o jantar e sobrasse para o meu homem levar no outro dia para o almoço dele. Quando saí do carro e caminhei em direção ao meu prédio, veio-me um cheirinho tão bom ao que me parecia ser feijoada ou algo do género. Pensei para mim; “Hummm, já se comia já…!” e de repente assim como quem não quer a coisa lembrei-me de fazer um prato do género, mas com grão em vez de feijão (porque eu e o feijão não nos damos muito bem os dois! :P). Ora, assim que cheguei foi só por mãos à obra e daí saiu este pratinho que acompanhei mais uma vez com o maravilhoso arroz que me foi oferecido pela Orivárzea! Ficou de lamber os beiços Eh eh…
Fiz assim:

Carne guisada com grão

Ingredientes:

1 lombinho de porco grandito cortado em medalhões não muito grossos
Grão cozido q.b.
1/4 de chouriço ás rodelas
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
100 ml de azeite
50 ml de vinho tinto
1/2 caldo de carne
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
2 colheres (sobremesa) de pimentão doce
Sal e 5 pimentas q.b.

Para o arroz:

150g de Arroz aromático Bom Sucesso
300 ml de água
sal q.b.

Modo de preparação:

Num tacho coloque a cebola, os alhos e o azeite e deixe refogar. Deite-lhe o vinho, o caldo de carne e misture bem. Acrescente então o lombinho e as rodelas de chouriço e tempere de sal e 5 pimentas a gosto, o pimentão doce, a polpa de tomate e deixe cozinhar um pouco. Tape com água e deixe cozer. Quando estiver quase cozido adicione o grão, rectifique os temperos e deixe cozinhar até que o molho reduza um pouco.

 Arroz aromático Bom Sucesso

Entretanto prepare o arroz; Coloque um tacho ao lume com a água e sal a gosto. Deixe ferver. Assim que ferver adicione o arroz e deixe cozer até ficar sem água.
Sirva a carne acompanhada com o arroz.

Nota: Eu tenho o hábito de comprar o grão, cozer e congelar em porções. Assim fica logo a jeito de ser utilizado, mas caso não tenham e não vos apeteça cozer de propósito para o efeito, podem utilizar dos de compra, de lata ou frasco.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
segunda-feira, 26 de agosto de 2013 7 comentários

Macarrão com molho de tomate e princesas do mar

Quando os dias pedem algo de diferente o que é que se faz? Faz-se algo de diferente! :P E assim, como quem não quer a coisa, saiu mais um pratinho delicioso desta minha cabecinha pensadora… Ficou aprovadíssimo! ;)

Macarrão com molho de tomate e princesas do marMacarrão com molho de tomate e princesas do mar-perto

Ingredientes:

7 tomates médios
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
100 ml de azeite
1 embalagem de princesas do mar
3 tirinhas de pimento vermelho
Sal e pimenta e orégãos q.b.
Queijo parmesão ralado q.b.
250 g de macarrão

Modo de preparação:

Num tacho coloque a cebola e os alhos, o azeite e deixe refogar. Acrescente os tomates pelados cortados em pedaços, tempere de sal e pimenta a gosto e deixe cozinha até que fique quase sem molho. Triture, mas não completamente, de forma a que se notem pedaços de tomate no molho. Adicione depois as princesas cortadas em medalhões não muito grossos, o pimento e orégãos a gosto. Deixe apurar. Entretanto coza o macarrão em água e sal  e coloque numa taça de servir. Deite o molho por cima do macarrão e polvilhe com o queijo ralado. Sirva de imediato.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
sexta-feira, 23 de agosto de 2013 5 comentários

Bolo de laranja e nozes Branca de Neve

Resolvi experimentar fazer este bolinho para um almoço com a famelga! O preparado foi-me gentilmente oferecido pelas Fábricas Lusitana e foi completamente aprovado por todos! A receita é a que vem na embalagem, apenas adicionei as nozes. Ficou um bolinho muito fôfinho e delicioso e desapareceu num ápice! ;)
Fiz assim:

Bolo de laranja com nozes Branca de NeveBolo de laranja com nozes Branca de Neve-perto

Ingredientes:

1 saqueta de preparado para bolo de laranja da Branca de Neve
4 ovos inteiros
100 g de margarina (eu derreti)
1 dl de leite
100 g de nozes picadas

Modo de preparação:

Ligue o forno a 180ºC e unte uma forma de chaminé com 24 cm de diâmetro.
Numa tigela junte os ovos, a margarina e o leite ao conteúdo da saqueta de preparado. Misture com a batedeira à velocidade mínima, até juntar todos os ingredientes. Bata seguidamente cerca de 5 minutos à velocidade máxima. Incorpore as nozes picadas e verta a massa na forma.
Leve a cozer cerca de 35 minutos. Verifique se o bolo está cozido com a ajuda de um palito.
Retire do forno e desenforme.

Bom apetite e bom fim de semana!

Print Friendly and PDF
quinta-feira, 22 de agosto de 2013 9 comentários

Panquecas de carne picada

Tinha um saco de carne picada para usar e não me apetecia nenhuma das “receitas do costume”, então resolvi cuscar aqui nas minhas revistas se encontrava alguma coisa que me agradasse. Encontrei esta na revista Delicias da culinária nº 20 e resolvi logo fazê-la! Já não é a primeira receita que retiro destas revistas e que simplesmente adorei, é uma pena que tenham deixado de se vender (pelo menos nunca mais vi nenhuma à venda), pois têm realmente receitas fantásticas! Enfim…
Aqui fica então:

Panquecas de carne picada-pratoPanquecas de carne picada-interior

Ingredientes:

1 e 1/2 chávena (chá) de leite
1 chávena (chá) de farinha de trigo (com fermento)
2 ovos
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (chá) de sal
Óleo para untar

Recheio:

1 colher (sopa) de margarina
600 g de carne picada
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
Sal, pimenta e salsa picados
100 g de queijo mozzarella ralado
2 chávenas (chá) de molho de tomate temperado
50 g de queijo parmesão ralado

Modo de preparação:

Bata no liquidificador todos os ingredientes da massa até homogeneizar e leve ao frigorífico por 30 minutos.
Aqueça uma panela com a margarina e refogue a carne até dourar e secar toda a água. Adicione a cebola e o alho e refogue por 5 minutos. Tempere com sal, pimenta e salsa e desligue.
Aqueça uma frigideira antiaderente média e unte com óleo. Despeja 1/2 concha da mistura e gire. Doure de ambos os lados e retire com uma espátula. Coloque 4 colheres (sopa) de recheio e enrole a panqueca como uma torta. Repita a operação até terminar a massa e o recheio (rendeu-me 7 panquecas). Coloque lado a lado numa tigela e regue com o molho de tomate. Polvilhe com a mozzarella e o parmesão misturados e leve ao forno alto, pré-aquecido, por 15 minutos para o queijo derreter.
Sirva em seguida.
Eu servi com arroz de forno feito pela minha sogra.

Panquecas de carne picadaPanquecas de carne picada.

Dica:  Normalmente quando faço pratos em que sobre molho de tomate, como por exemplo, tomatada ou almôndegas eu costumo congelar o molho que sobra em doses individuais, para usar por exemplo nas pizzas como molho base, é algo que dá sempre jeito ter! Com este prato fiz o mesmo, descongelei um resto de molho que me sobrou de ter feito almôndegas e utilizei, mas se preferirem podem fazer o molho ao vosso gosto!

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
segunda-feira, 19 de agosto de 2013 8 comentários

Tarte de queijo e chocolate

Fiz esta sobremesa para o almoço de Domingo em casa do meu padrasto juntamente com alguma famelga. A receita retirei da Mulher Moderna na Cozinha Chocolate nº 62 e ficou divinal, foi aprovadíssima por todos que até com gelado de caramelo a comeram e disseram que a combinação era perfeita…eh eh eh. E eu é que sou a gulosa… :P
Fica a receita então:

Tarte de queijo e chocolateTarte de queijo e chocolate-perto

Ingredientes:

275 g de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha com fermento
400 g de queijo creme
100 g de manteiga derretida
4 ovos
200 g de tablete de chocolate
5 colheres (sopa) de leite
Manteiga q.b.

Modo de preparação:

Ligue o forno a 180º C. Forre uma tarteira com papel vegetal e unte-a com manteiga.
Coloque o açúcar numa tigela com a farinha e o queijo creme e mexa. Junte a manteiga derretida e mexa novamente. Junte os ovos e 100 g da tablete de chocolate ralada e envolva tudo muito bem. Disponha na tarteira e leve a meio do forno a cozer, durante 50 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.
Entretanto, parta o resto do chocolate e derreta-os em banho maria juntamente com o leite. Mexa bem, até estar tudo derretido.
Desenforme a tarte já fria para um prato e decore-a com o creme, deixando cair o mesmo com uma colher, fazendo riscos.
Sirva.

Tarte de queijo e chocolate-fatiaTarte de queijo e chocolate-fatia.

Nota: 1- Se quiserem podem reduzir a quantidade de açúcar, eu como achei muito, coloquei apenas 200 g e ficou bem docinha na mesma.
2- Se preferirem, em vez de derreterem o chocolate com o leite em banho maria, podem fazê-lo no micro-ondas, que foi o que eu fiz.

Tarte de queijo e chocolate-fatia..

As fotos da fatia ficaram assim meio “pálidas” (ficam sempre), porque em casa do meu padrasto a luz é meio fraca e as fotos acabam por não ficar grande coisa, mas pronto, dá para perceber… ;)

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
segunda-feira, 12 de agosto de 2013 7 comentários

Rojões com legumes em cama de arroz aromático Bom Sucesso

Esta foi a forma que arranjei para dar conta de metade de uma pá que tinha no frigorífico que, como era muito grande, cortei ao meio e deu para fazer dois pratos diferentes. No inicio era para fazer uns simples rojões guisados com esparguete, mas depois olhei para os pacotes de arroz Bom Sucesso, que a Orivárzea me ofereceu tão gentilmente, e pensei, não hoje vou fazer algo diferente! Tinha aqui os pacotes de arroz aromático que ainda não tinha experimentado e tinha imensa curiosidade. Lá pus então a cabeça a trabalhar e daí surgiu este prato delicioso! A minha opinião? Fiquei realmente surpreendida com este arroz, apesar de ser aromático não se pode dizer que tenha um sabor muito intenso e fica tão soltinho e macio que é uma maravilha! Foi um prato completamente aprovado e com certeza voltará a ser repetido! ;)
Fiz assim:

Rojões com legumes em cama de arroz aromático ( Bom Sucesso)Rojões com legumes em cama de arroz aromático ( Bom Sucesso)-perto

Ingredientes:

1 kg de rojões
1 cebola média
2 dentes de alho
2 folhas de louro
100 ml de azeite
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 tomate grande maduro
10 ml de vinho tinto
1 cenoura grande
1 courgette
100 g de ervilhas
Sal e pimenta q.b.
1 colher (sobremesa) de gengibre em pó
1 colher (café) de cominhos em pó

Para o arroz:

1 copo grande de arroz aromático Bom Sucesso
2 copos grandes de água
1/2 Caldo de galinha
Sal q.b.

Modo de preparação:

Num tacho coloque a cebola e os alhos picados, o louro e o azeite e leve ao lume até que a cebola fique translúcida. Acrescente então a polpa de tomate, o tomate pelado e cortado em pedaços e o vinho tinto, deixe refogar um pouco até que o tomate se comece a desfazer. Adicione os rojões, a cenoura e a courgette cortadas em cubos e as ervilhas, tempere de sal, pimenta, gengibre e cominhos. Deite água sem tapar completamente a carne, deixe cozer e reduzir um pouco o molho.
Entretanto prepare o arroz:

Arroz aromático Bom Sucesso

Num tacho coloque a água, o sal, o caldo de galinha e deixe ferver. Assim que ferver deite o arroz, mexa bem e deixe cozer até que fique sem água.
Coloque o arroz num prato e faça uma pequena cova no meio (não muito funda) Coloque por cima o preparado de carne e legumes e sirva.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
quinta-feira, 8 de agosto de 2013 11 comentários

Tentáculos de Pota com natas

Esta receita fui “roubar” à amiga Marina. Assim que a vi postada lá no blogue dela percebi logo que tinha de a fazer! A diferença é que ela fez com polvo e eu como tinha aqui tentáculos de pota resolvi utilizá-los, acho que no fundo a diferença também não deve de ser assim tanta. Para além disso modifiquei mais uma coisita ou outra mas nada de especial! Posso dizer que este prato é excelente, foi completamente aprovado cá por casa e será repetido muitas e muitas vezes! :)
Eu vou colocar a receita como a fiz, mas podem
ver aqui a receita da Marina.
Amiga muito obrigada por partilhares connosco esta maravilha! ;)

Tentáculos de Pota com natasTentáculos de Pota com natas-perto

Ingredientes:

1 kg de batatas cortadas em cubos
2 embalagens de tentáculos de pota cozidos em água e sal e cortados às rodelas
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1 dl de azeite
200 ml de natas
1 raminho de salsa
Sal e mistura de 5 pimentas q.b.

Modo de preparação:

Frite as batatas e reserve.
Numa frigideira, coloque a cebola e os alhos picados, o azeite e leve ao lume a alourar. Junte os tentáculos de pota, tempere de sal e pimenta e deixe saltear 5 minutos. Deite as batatas e misture tudo muito bem. Adicione as natas e a salsa picada, envolva tudo muito bem e deixe ferver um pouco até que as natas engrossem um pouco.
Sirva de imediato.
Eu servi com uma salada de pepino a acompanhar.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
terça-feira, 6 de agosto de 2013 7 comentários

Noodles com atum e legumes

Este foi um prato que me saiu assim de repente da cabeça, num almoço meio apressado, em que não tinha por aqui grande coisa a jeito de cozinhar. Depois de ver o que por aqui tinha toca de improvisar e o que saiu foi isto mesmo, um prato simples, rápido e delicioso. Aprovadíssimo!
Fiz assim:

Noodles com atum e legumesNoodles com atum e legumes.

Ingredientes:

3 placas de massa Noodles
100 ml de azeite
2 courgettes grandes
6 tomates cherry
2 dentes de alho grandes
2 latas de atum
Sal q.b.
Mistura de 5 pimentas q.b.
Orégãos q.b.

Modo de preparação:

Numa frigideira aqueça bem o azeite e deite-lhe as courgettes descascadas e cortadas em palitos pequenos (mas não muito finos) e os tomates cortados em quartos, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar.
Entretanto coloque os noodles a cozer em água e sal.
Assim que a courgette estiver quase cozinhada acrescente os alhos bem picadinhos e o atum escorrido e deixe cozinhar mais 5 minutos.
Escorra os noodles e envolva-os bem na mistura de atum. Sirva em tacinhas fundas e polvilhe com orégãos.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
quinta-feira, 1 de agosto de 2013 11 comentários

Almôndegas (mais uma versão)

Acho que cada vez que faço almôndegas cá em casa é sempre de forma diferente eh eh, há sempre algo que quero experimentar para ver se ficam ainda mais saborosas. Esta receita é muito semelhante a esta que já aqui postei, simplesmente não as recheei e temperei-as de forma diferente, utilizando mais uma excelente especiaria oferecida pela Espiga. Ficaram uma maravilha!
Fiz assim:

Almôndegas (2ª versão)

Ingredientes:

Para as almôndegas:

500 gr de carne picada (podem usar a que preferirem, ou até mesmo misturar)
1 colher (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de molho inglês
4 colheres (sopa) de pão ralado
1 Colher (sopa) de cebola picada seca 
1/2 colher (sopa) de alho em pó
1 colher (sobremesa) de Alho e Jindungo da Espiga
Sal e pimenta q.b.

Para o molho:

1 cebola pequena
2 dentes de alho
200 ml de polpa de tomate
1 folha de louro
100 ml de azeite 
1/2 caldo de carne
1 colher (sobremesa) de Alho e Jindungo da Espiga
Sal, pimenta e orégãos q.b.
Farinha q.b.

Modo de preparação:

Num recipiente misture muito bem todos os ingredientes para as almôndegas, forme bolinhas e reserve.
Num tacho, deite a cebola e os alhos picados, o louro e o azeite. Leve ao lume a alourar um pouco. Acrescente o caldo de carne e a polpa de tomate, adicione um pouco de água, mexa bem e deixe ferver. Assim que começar a ferver deite as almôndegas uma a uma com cuidado, tempere com o alho e jindungo,  sal e pimenta e deixe cozinhar. Quando estas estiverem quase prontas adicione orégãos a gosto, e umas colheres de farinha para que o molho engrosse um pouco. Sirva de seguida.
Eu, desta vez, servi com puré de batata.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF

Número total de visualizações de página

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;