quarta-feira, 29 de maio de 2013 20 comentários

Quiche Lorraine

Certo dia, estava eu indecisa em relação ao que havia de fazer para o jantar (para variar esqueci-me de tirar algo), quando em conversa com a amiga Leonor ela me dá a ideia de fazer uma quiche. “Mas de quê? - perguntei eu, “eu não tenho aqui nada de carne, peixe ou legumes…” Diz-me ela então: “Queijo, fiambre, presunto, etc…”
Assim que ela disse isto lembrei-me logo imediatamente desta quiche, que já não fazia à imenso tempo e por acaso ainda não tinha aqui colocado a receita! Boa ideia, mãos à obra!
Mas desta vez fiz de forma diferente.
Eu sempre tive o hábito de a fazer com massa folhada pois é bem mais rápido, mas desta vez como não tinha resolvi fazer mesmo a massa e acreditem, vale bem a pena, fica muito melhor e não demora tanto tempo assim a fazer!
Então fiz assim:

Quiche LorraineQuiche Lorraine.

Ingredientes:

Massa:

200 g de farinha s/ fermento
150 g de margarina em pedaços
1 pitada de sal
1 gema
2 colheres (sopa) de água

Recheio:

3 ovos
150 g de fiambre em cubos
150 g de bacon em cubos
1 pacote de natas (200 ml)
125 ml de leite
Sal e pimenta q.b.
Queijo ralado q.b.

Modo de preparação:

Massa:

No processador de cozinha coloque a farinha, o sal a margarina amolecida e a gema. Ligue o processador e deixe misturar bem os ingredientes enquanto vai deitando a água. Assim que formar uma bola está pronta. Retire a massa para uma superfície enfarinhada envolva em película aderente e leve ao frigorifico por 30 minutos.
Estenda da massa com a ajuda de um rolo e coloque-a numa forma de fundo amovível untada. Pique o fundo com a ajuda de um garfo.
De seguida espalhe  o fiambre e o bacon pelo fundo da massa. Num recipiente à parte misture os ovos com as natas, o leite e queijo ralado a gosto. Tempere de sal e pimenta, deite por cima do fiambre e do bacon e polvilhe com mais queijo ralado.

Quiche Lorraine- preparado

Leve a cozer por cerca de 45 minutos a 180ºC. Assim que estiver bem loirinha está pronta.

Quiche Lorraine- fatiaQuiche Lorraine- fatia.

Eu servi com bróculos cozidos a acompanhar.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
segunda-feira, 27 de maio de 2013 9 comentários

Coelho grelhado

Mais uns coelhinhos oferecidos pela minha sogra. :P
Desta vez experimentei fazer grelhados, pois nunca tinha provado. Para dizer a verdade sempre achei que fosse capaz de ficar muito seco, pois como sabem a carne de coelho não tem muita gordura o que acaba por a tornar um pouco mais seca, mas sem dúvida uma das carnes mais indicadas para nossa alimentação. Resolvi experimentar na mesma e curiosamente fiquei bastante surpreendida pois não ficou nada seca e de sabor pode-se dizer que estava fantástico. Adorei e sem dúvida que irei repetir! :)
Fiz assim:

Coelho grelhado-empratado

Ingredientes:

1 coelho inteiro (eu usei um inteiro e duas metades que a minha sogra por lá tinha e me deu)
2 folhas de louro
1 limão (sumo)
100 ml de vinho branco
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:

Num recipiente coloque o coelho e tempere com os restantes ingredientes esfregando tudo muito bem no coelho e deixe ficar a marinar por 30 minutos.
Grelhe e sirva com arroz e salada a gosto.

Coelho grelhado

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
quinta-feira, 23 de maio de 2013 3 comentários

Workshop grátis com o Chef Chacall

Olá a todos!  Quem daqui gostaria de fazer um workshop grátis com o Chef Chacall? Se estão interessados então a Président lançou um passatempo bem interessante para todos vós.

Imagem passatempo Snack Président

Para participarem basta criarem uma receita deliciosa que tenha como ingrediente o queijo Snack Président. Depois têm de tirar uma foto e enviar para o e-mail bruno.mendes@sopexa.com. Ao enviarem a foto têm de enviar também o vosso nome, morada e têm de mencionar o nome do blog onde tiveram conhecimento deste passatempo.

A Président vai escolher as 12 receitas mais criativas e os seus autores irão participar num Workshop com o Chef Chakall!

O passatempo decorre de dia 24 de Maio a 9 de Junho de 2013 e está limitado a 1 participação por pessoa, com morada em Portugal. 
Os vencedores serão informados por e-mail e as receitas e fotografias dos participantes serão publicadas no site www.president.pt.
Ao participarem, cedem automaticamente os direitos da receita e de imagem.

Meus amigos, toca a participar e aproveitar esta magnífica oportunidade! ;)

Muito boa sorte para todos!

Print Friendly and PDF
quarta-feira, 22 de maio de 2013 12 comentários

Cubos de frango fritos

Esta é mais uma receitinha que o meu homem costuma fazer quando é noite de comida “achinesada” cá em casa. É mais um dos seus improvisos e devo dizer que é fantástico, simplesmente adoro!
Ele faz assim:

Cubos de frango fritos

Ingredientes:

2 peitos de frango cortados em cubos
2 colheres (sopa) de molho de soja
1/2 limão (sumo)
4 dentes de alho
2 folhas de louro
Sal e pimenta q.b.
Farinha de trigo q.b.

Modo de preparação:

Coloque os cubos de frango num recipiente e tempere com o molho de soja, o sumo de limão, os dentes de alho esmagados as folhas de louro e sal e pimenta a gosto. Misture muito bem e deixe marinar por cerca de 30 minutos.
Coloque uma frigideira com óleo ou azeite a aquecer, passe os cubos de frango por farinha e frite até que fiquem lourinhos.
Nós servimos com molho teriyaki, mas pode servir com outro molho a gosto.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
quinta-feira, 16 de maio de 2013 9 comentários

Frango assado com Vaqueiro Aves

Já há algum tempo que andava para experimentar este produto da Vaqueiro, mas quando ia para comprar acabava sempre por desistir da ideia nem sei muito bem porquê. A ultima vez que fui ás compras resolvi trazer para experimentar, ainda por cima tinha lá uns descontos de 0,70€ ainda melhor…eh eh eh! O resultado é fantástico, para além de ser muito rápido de se fazer, o frango fica muito saboroso, gostei, continuo a preferir o meu franguinho assado com limão, mas este para um desenrasque também é perfeito! :)
Fiz assim:

Frango assado com Vaqueiro Aves-empratadoFrango assado com Vaqueiro Aves

Ingredientes:

1 frango caseiro
1 embalagem de Vaqueiro Aves (não se usa toda obviamente)
200 ml de vinho branco
Sal q.b.

Modo de preparação:

Coloque o frango num tabuleiro e barre-o todo com a vaqueiro, polvilhe com um pouco de sal e regue com o vinho branco. Leve ao forno a 180ºC até que este fique bem coradinho.

Frango assado com Vaqueiro Aves- temperado

Eu servi o meu com arroz e salada de alface.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
quarta-feira, 15 de maio de 2013 11 comentários

Bolo fôfo de amêndoas

Mais um improviso para uma ocasião especial… :)
Uma verdadeira delícia!

Bolo fôfo de amêndoasBolo fôfo de amêndoas-lateral

Ingredientes:

Bolo:

175 g de farinha com fermento
1 colher (chá) de fermento
175 g de manteiga amolecida
100 g de açúcar branco
75 g açúcar mascavado
3 ovos
1 colher (sobremesa) de aroma de baunilha
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de água 
100 g de amêndoa picada 

Creme de ovos:

5 gemas
6 colheres (sopa) de açúcar branco
4 colheres (sopa) de farinha
400 ml de leite

Para enfeitar:

100 g de chocolate preto em tablete
1 colher (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de leite
Amêndoa picada q.b.

Modo de preparação:

Bolo: Deitam-se os ingredientes secos numa taça e misturam-se. Adicionam-se os líquidos todos e bate-se bem. Coloca-se a massa em 2 formas iguais untadas e forradas com papel vegetal e levam-se ao forno pré aquecido por cerca de 15 a 20 minutos a 180ºC.
Retiram-se do forno e deixam-se arrefecer cerca de 5 minutos dentro da forma. Desenformam-se e deixam-se arrefecer em cima de uma rede.
Creme: Num tacho colocam-se todos os ingredientes misturam-se bem e leva-se ao lume até que engrosse. Deixa-se arrefecer.
Coloca-se um dos bolos num prato e barra-se com parte do creme, coloca-se o outro bolo por cima e cobre-se por cima e dos lados com o restante creme.
Para enfeitar: Coloca-se o chocolate, a margarina e o leite num recipiente e leva-se ao micro-ondas para que derreta um pouco. Retira-se e mistura-se bem até que o chocolate derreta completamente. Coloca-se a mistura numa seringa ou num saco de pasteleiro e fazem-se círculos começando no centro do bolo com círculos mais pequenos e aumentando até que não dê para fazer mais. Com a ajuda de um palito fazem-se riscos ao longo dos círculos alternando, um do centro para a ponta e depois um da ponta para o centro e assim sucessivamente até não dar mais.
Finalmente coloque as amêndoas picadas numa frigideira e leve ao lume a torrar. Enfeite toda a lateral do bolo com a amêndoa torrada.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
sábado, 11 de maio de 2013 12 comentários

Esparguete com bacon, couve flor e tomate

Algures durante esta semana, cheguei a casa e dirigi-me à cozinha para começar a fazer a janta, quando vou para pegar na carne… ups, não há carne!! Esta cabecinha, mais uma vez, não se lembrou do pormenor, tirar carne para o jantar… ai ai! Enfim… lá tive de arranjar outra solução. Comecei a ver o que para aqui tinha e lembrei-me logo de fazer algo assim meio para o Italiano, mas nada a ver, estão a perceber? Ah Ah Ah… Mais uma vez… toca de improvisar!! E não me saí nada mal, porque realmente ficou um espectáculo, simples, mas muito saboroso!
Fiz assim:

Esparguete com bacon, couve flor e tomateEsparguete com bacon, couve flor e tomate-perto

Ingredientes:

1 couve flor não muito grande
200 g de bacon
1 cebola média
2 dentes de alho
2 tomates médios
70 g de margarina
400 g de esparguete
Sal e pimenta q.b.
Orégãos q.b.
Queijo ralado q.b.

Modo de preparação:

Numa panela, coloque a couve flor cortada em pedaços não muito grandes ( para que coza ao mesmo tempo que a massa), cubra com água e sal e leve ao lume. Assim que começar a ferver coloque o esparguete e deixe cozer até ficar “al dente”.
Entretanto vá preparando o molho, num tacho grande coloque a margarina e leve ao lume a derreter, deite o bacon cortado em cubinhos e deixe fritar bem para que a gordura derreta, acrescente então a cebola cortada em rodelas e deixe amolecer, de seguida adicione o alho picado e deixe fritar mais um pouco. Pele os tomates e corte-os em pedaços para dentro do tacho, tempere de sal e pimenta e deixe ferver. Assim que estiver quase pronto adicione os orégãos e misture bem. Deite a massa juntamente com a couve flor dentro do tacho com o molho de tomate e misture tudo muito bem.
Sirva polvilhado com queijo ralado a gosto.

Bom apetite e bom fim de semana!

Print Friendly and PDF
quinta-feira, 9 de maio de 2013 1 comentários

Receitas da Piteca no Facebook

facebook_like_thumb

Olá a todos (as), venho apenas informar-vos que o meu blog também já tem facebook, podem-me visitar e seguir-me, claro se quiserem, aqui: Receitas da Piteca
Aviso que estou mesmo agora a começar, pelo que estou um bocadito verde na coisa ainda (eh eh), mas hei-de lá chegar!! ;) Terei muito prazer em vos ter por lá também!

Beijinhos doces para todos (as) vós!

Print Friendly and PDF
terça-feira, 7 de maio de 2013 14 comentários

Bolachas belgas de caramelo

Mais umas bolachinhas super fáceis de fazer e que ficam maravilhosas, a receita retirei do meu livro “Sabores requintados do mundo inteiro- Pastelaria”. As bolachinhas é suposto ficarem um pouco mais escuras, tom de caramelo, mas como eu não deixei o xarope de açúcar caramelizar o suficiente acabaram por ficar mais clarinhas, mas deliciosas na mesma, acreditem!! :)
Aqui fica a receita:

Bolachas Belgas de caramelo

Ingredientes:

1,5 dl de xarope de açúcar (fiz caseiro)
50 g de açúcar mascavado
100 g de manteiga (à temperatura ambiente)
1 pitada de sal (usei fino)
1/2 colher (café) de canela em pó
250 g de farinha
1/2 saqueta de fermento em pó

Modo de preparação:

Num recipiente, misture com a batedeira eléctrica o xarope, o açúcar, a manteiga, o sal e a canela. Junte a farinha já misturada com o fermento e amasse. Coloque a massa num local fresco durante 3 horas (coloquei no frigorifico por 30 minutos).
Aqueça previamente o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal. Com a massa, forme um rolo com cerca de 4 a 5 cm de diâmetro e corte-o e fatias com 0,5 cm de espessura. Coloque as bolachas no tabuleiro , leve ao forno na grelha do meio durante cerca de 12 minutos. Deixe arrefecer.

Bolachas Belgas de caramelo-interiorBolachas Belgas de caramelo-interior perto

Esta receita dá para cerca de 45 bolachinhas.

Nota: A massa quebrada deve sempre repousar para que o glúten da farinha dissolva. Para esse efeito pode deixar a massa no frigorífico durante 30 minutos, nunca mais tempo, caso contrário endurecerá demasiado e não conseguirá trabalhá-la.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF

Número total de visualizações de página

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;