terça-feira, 31 de julho de 2012 9 comentários

Mais um bolo de aniversário…

O fim de semana passado foi de festa cá em casa! Sábado fez o meu homem anos e no Domingo foi a minha vez. No Sábado à noite fizémos um jantar com a famelga e alguns amigos para comemorar e este foi o bolo que acabei por fazer para cantarmos os parabéns. E digo acabei por fazer pois, não era de todo isto que eu planeava fazer. A intenção era mesmo fazer este bolo que vi no cantinho da miga Romy, mas correu muito mal… Para quem não sabe, bolos com chantilly num dia  quente de verão… esqueçam! Estava bem bonito, mas depressa se desfez, o chantilly derreteu todo! Lá tive de o raspar todo e improvisar algo à ultima da hora! Acabei por fazer uma pasta de leite em pó e olhem, foi o melhor que se arranjou… mas não ficou nada mal de sabor! Enfim, para o ano há mais! :P
Então a receita do bolo fiz igual à Romy, mas a dobrar e como recheio usei creme de pasteleiro. Fiz assim:

Bolo de aniversárioBolo de aniversário- interior

Ingredientes:

Bolo:

10 ovos
2  chávenas de farinha de trigo com fermento
1 chávena de açúcar
6 colheres de chocolate em pó
2 c. sopa de manteiga

Recheio:

8 gemas
6 colheres (sopa)  bem cheias de açúcar
2 colheres (sopa) bem cheias de farinha maizena
1 l de leite 
Aroma de baunilha q.b.

Pasta de leite em pó q.b.
Corantes alimentares
Marcadores alimentares

Modo de preparação:

Bolo: Bater as claras em castelo e reservar.
Bater as gemas com o açúcar, juntar a manteiga, a farinha e o chocolate e voltar a bater mais um pouco. Envolver as claras e colocar o creme num tabuleiro forrado com papel vegetal untado com manteiga e polvilhado com farinha. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos. Depois de cozido deixe arrefecer e desenforme. Corte o bolo ao meio no sentido horizontal, de modo a que fique com dois bolos mais fininhos. Reserve.
Recheio: Num tacho, misture bem todos os ingredientes e leve ao lume até engrossar mexendo sempre. Deixe arrefecer.
Para a montagem siga os passos que estão no video que está no final do post. Há-de acabar por ficar algo mais ou menos parecido com isto:

Bolo de aniversário- construção

Eu depois cobri com pasta de leite em pó e enfeitei com a também com a mesma, fazendo um laço para imitar uma prenda e fiz as bolinhas com marcadores próprios.

Bolo de aniversário- fatia 

O Video:

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
quinta-feira, 26 de julho de 2012 6 comentários

Gelado de alperce

Eu sei, já passou a época do alperce e, acreditem, na altura recebi uma enorme quantidade deles, mas como também se comiam bem só por si ( são uma delicia) acabei por fazer apenas esta receita que não podia deixar de partilhar com vocês, pois ficou uma maravilha e, agora com este calor sabe tão, mas tão bem! Dos gelados que já tenho feito este foi o que o meu homem mais gostou, pena que já não há mais alperces senão fazia mais gelado, pois este já está quase a passar à história…eh eh eh! A receita, mais uma vez fui buscar ao blog da Isabel (cozinhar com os Anjos) e é a seguinte:

Gelado de alperce

Ingredientes:

600 gr de alperces descascados e descaroçados ( não descasquei)
200 gr de açúcar branco fino
sumo de 1 lima (usei limão)
500 ml de natas
100 ml de leite gordo (usei meio gordo)

Modo de preparação:

No liquidificador colocar os alperces, o açúcar, o sumo da lima e o leite. Passar tudo e juntar às natas batidas "quase" em chantilly.

Gelado de alperce-Polpa

Triture muito bem e deitar na sorveteira a trabalhar. Leva 35 minutos.

Gelado de alperce-sorveteira

Colocar num recipiente com tampa e levar ao congelador.

Pode servir simples, ou com topping de chocolate, caramelo, chantilly, etc. Pode também colocar, nozes picadas, amêndoas, o que quiser.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
segunda-feira, 23 de julho de 2012 5 comentários

Frango corado na frigideira

Bem, depois de alguns altos e baixos, seguidos de uma semana de férias na praia para desanuviar (e bem que precisava!), finalmente consigo vir aqui partilhar convosco esta receita. Costumo fazê-la muitas vezes cá em casa pois, tanto eu como o meu homem adoramos, para além de que é facílima de se fazer.
Faço assim:

Frango corado na frigideira-empratado

Ingredientes:

1 frango cozido em água e sal
5 dentes de alho grandes
100 gr de margarina
1 limão grande (sumo)
Água onde se cozeu o frango q.b.

Modo de preparação:

Corte o frango e coloque numa frigideira. Polvilhe com os alhos picados e com a margarina partida em pedaços. Regue com o sumo do limão e com um pouco da água onde cozeu o frango. Leve ao lume até que este fique bem coradinho. Se for necessário vá acrescentando mais água da cozedura até que o frango fique corado ao seu gosto. Eu servi com umas batatas fritas aos cubos e uma salada de alface.

Frango corado na frigideira

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
segunda-feira, 9 de julho de 2012 4 comentários

Canja de frango à moda da sogrinha

Eu sei que normalmente se chama canja de galinha, mas na verdade é raríssimo eu usar galinha para a fazer. Como tenho sempre por aqui franguinhos caseiros, que tanto a minha sogra como o meu padrasto criam, opto por deixar as galinhas a trabalhar para nos darem ovos, que também dão um jeitão…eh eh eh!
Assim cozo os frangos, aproveito sempre para fazer uma canja que tanto eu como o meu homem adoramos, e depois o frango faço-o corado ou no forno como
já mostrei aqui, ou na frigideira, que é o que vos vou mostrar no próximo post.
A forma como esta canja foi feita, é como a minha sogra a faz, pois sempre achei que a dela ficava melhor que a minha, então pedi-lhe para me ensinar, é um pouco diferente do método tradicional, mas fica uma maravilha acreditem.

Canja de frango

Ingredientes:

1 frango com os miúdos
1 pacote de massinhas a gosto
1/2 caldo knorr de galinha
1/4 de chouriço
Água q.b.
Sal q.b.
Hortelã q.b.

Modo de preparação:

Coloque o frango e os miúdos dentro da panela de pressão com água e sal, tape e leve a cozer por cerca de 20 minutos. Assim que estiver cozido, retire o frango e os miúdos, acrescente mais um pouco de água na panela, para diluir um pouco a gordura e leve novamente ao lume.
Corte os miúdos do frango em pedaços mais pequenos e coloque novamente na panela. Desfie também um pouco do frango  e coloque na panela ( neste caso desfiei apenas as asas, o pescoço e um pouco de um peito, pois usei o frango para fazer outro prato, mas se quiser pode desfiá-lo todo). Adicione as massinhas, o knorr e o chouriço, rectifique o sal e deixe ferver até que as massas fiquem cozidas.
Sirva bem quente com umas folhinhas de hortelã.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
quinta-feira, 5 de julho de 2012 9 comentários

Bolo de ameixas com massa esfarelada (Streusel)

Ora então, continuando mais uma vez com a saga das ameixas (eu avisei…eh eh). Esta, por enquanto, foi a ultima receita que fiz para utilizar as ditas, as restantes vão ser para fazer mais geladinho, porque nós adorámos! :P A receita fui buscar ao livro Pastelaria (Receitas de adoçar a boca), o problema, é que o bolo é grandito, como podem verificar, e os tabuleiros maiores que tenho são todos assim para o baixinhos…resultado o bolo saltou um pouco para fora, daí o aspecto meio desmazelado. Mas não se deixem enganar, pois o bolo fica super fôfo e delicioso! Só acho que as ameixas não combinaram lá muito bem, pois são muito ácidas, o que acabou por “estragar” um pouco a coisa… para a próxima vou experimentar com umas frutinhas mais docinhas tipo maçãs, pêras, ou até mesmo figos, que também já estamos na época e eu adoro!! ;)
Fica aqui a receita então:

Bolo de ameixas com massa esfarelada (streusel)

Ingredientes:

1,5 kg de ameixas
500 gr de manteiga (usei margarina à temperatura ambiente)
430 gr de açúcar
1 pitada de sal
4 ovos
600 gr de farinha
50 gr de farinha maizena
2 colheres (chá) de fermento em pó
Manteiga para o tabuleiro
Farinha para polvilhar
100 gr de avelãs ( como não tinha usei nozes picadas)

Modo de preparação:

Lave as ameixas, seque-as e retire-lhes o caroço. Aqueça previamente o forno a 200ºC.
Bata 300 gr de manteiga, 250 gr de açúcar, o sal, os ovos, 300 gr de farinha, a farinha maizena e o fermento em pó (eu usei a batedeira). Espalhe a massa sobre um tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha (convém ser fundo). Alise a superficie. Disponha as ameixas sobre a massa.
Amasse a farinha e açúcar restantes, as avelãs e a restante manteiga com as mãos ( até que fique areado) e espalhe sobre as ameixas. Leve ao forno na grade de baixo (eu coloquei no meio do forno) cerca de 30 minutos. Deixe o bolo arrefecer sobre uma rede de cozinha e corte-o em pedaços. (Esta parte eu não fiz, fomos cortando à medida que íamos comendo.)

Bolo de ameixas com massa esfarelada (streusel)-fatiaBolo de ameixas com massa esfarelada (streusel)-fatia2

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
terça-feira, 3 de julho de 2012 10 comentários

Favas guisadas com enchidos/ Projecto Inverno Quente 2012

Ainda não foi há muito que estivemos na época das favas e das ervilhas. De ervilhas, por acaso este ano foi muito fraquito, mas de favas tivemos imensas, tive de congelar bastantes para que não se estragassem. Na altura ainda cheguei a cozinhar algumas, mas desta forma que já aqui postei. Desta vez resolvi fazer esta receita que a minha mãe que me ensinou e que fica uma maravilha! Ela faz assim:

Favas guisadas com enchidos

Ingredientes:

1 kg de favas
1/2 chouriço
1/2 negra
1 farinheira
1 alheira
1 dl de azeite
1/2 caldo de galinha
1 ramo de cheiros (eu uso salsa e hortelã)
1 folha de louro
1 cebola média
2 dentes de alho
sal q.b.
água q.b.

Modo de preparação:

Num tacho coloque a cebola picada, os alhos picados, o louro e o azeite. Leve ao lume a alourar. Adicione então as favas, os enchidos, o caldo de carne, o ramo de cheiros, tape com água e tempere a gosto com sal. Tape o tacho e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Assim que estiverem cozidas, desfaça-se do ramo de cheiros e retire os enchidos. Corte-os em rodelas e volte a juntar ás favas. Sirva bem quente, por exemplo com carnes grelhadas.

Bom apetite!

Mensagem importante para todas as pessoas que me seguem:

Amigas, tenho-me esquecido de vos comunicar que a amiga B.V. resolveu criar um projecto muito interessante, chama-se Projecto Inverno Quente 2012, e consiste em lhe enviarmos por todas nós um ou vários quadradinhos feitos em lã com crochê, para que ela possa fazer mantas que irão servir para aquecer o Inverno ás pessoas mais carenciadas! Acho que é um projecto louvável e peço a quem estiver interessado em ajudar e queira saber mais pormenores ou tirar alguma dúvida que vá a este link e fale directamente com a B.V..
É uma excelente forma de ajudar e espero que ela possa contar com a ajuda de todas vós! ;)

Beijinhos doces!

Print Friendly and PDF

Número total de visualizações de página

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;