quarta-feira, 27 de junho de 2012 12 comentários

Gelado de ameixas pretas

Continuando com a saga das ameixas… sim lá continuo a arranjar receitas para evitar que se estraguem, pois como disse recebi uma grande carrada delas e quando digo grande é mesmo grande eh eh eh, e não pensem que me vou ficar por aqui, à pois não, é que, não sei se já vos disse, mas SÃO MESMO MUITAS!!! Enfim, passando ao que interessa, desta vez lembrei-me de fazer um geladinho, pois não há nada que saiba melhor com este tempo e como está congelado, não se estraga!!! É uma boa lógica… não?! :D
Devo dizer que apesar das ameixas serem um pouco ácidas este gelado me surpreendeu muito, pois não ficou exageradamente ácido, como eu pensei que ficasse. Tanto eu como o meu homem adorámos! A receita fui
buscar aqui, mas alterei-a um pouco. Aqui fica como eu a fiz:

Gelado de ameixas pretasGelado de ameixas pretas1

Ingredientes:

1/2 chávena de água
2 colheres (sopa) de açúcar em pó
230 gr de ameixas
1 chávena de natas para bater
1 chávena de leite
Aroma de baunilha q.b.
4 gemas à temperatura ambiente
2/3 chávena de açúcar em pó

Modo de preparação:

Numa caçarola deite a água e as 2 colheres de açúcar e leve ao lume brando, mexendo ocasionalmente até que o açúcar dissolva. Aumente o lume e deixe ferver, assim que ferver volte a baixar o lume para que a água quase não borbulhe. Adicione as ameixas e cozinhe entre 3 a 5 minutos até que fiquem macias. Retire do lume e deixe arrefecer.

Gelado de ameixas pretas-confecção

Noutro tacho deite o leite, as natas e a baunilha e leve ao lume a ferver. Retire do lume. Bata as gemas com o restante açúcar, até atingirem um tom de amarelo pálido e adicione, mexendo sempre à mistura do leite. Leve novamente ao lume brando e deixe engrossar, sem deixar ferver (6 a 8 minutos).

Gelado de ameixas pretas-confecção2

Coloque a mistura numa taça e deixe arrefecer no frigorifico mexendo de vez em quando (4 horas no mínimo). Retire os caroços ás ameixas e triture-as. Misture ao creme anterior.

Gelado de ameixas pretas-confecção3Gelado de ameixas pretas-confecção4

Coloque a mistura na máquina de fazer gelados e deixe trabalhar por cerca de 30 minutos. Depois coloque numa caixinha e congele. Se não tiver máquina de fazer gelados basta colocar na caixinha, levar ao congelador e ir mexendo de hora em hora até que prenda. Sirva o gelado assim simples ou com molho de chocolate, caramelo, natas, ou outro à sua escolha.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
domingo, 24 de junho de 2012 8 comentários

Doce de ameixas pretas

Estamos agora na altura das ameixas pretas e dos damascos, e para não variar recebi um carregamento delas cá em casa…eh eh eh! Lá tive eu de arranjar receitas para evitar que se estragassem! Nunca tinha feito doces cá em casa e por isso resolvi experimentar. Andei a pesquisar pela net para ter uma ideia do que levava e resolvi fazer uma versão ao meu gosto. Ficou uma delicia.
Fiz assim:

Doce de ameixas pretasDoce de ameixas pretas2

 

 

 

 

 

Ingredientes:

600 gr de ameixas pretas
100 gr de açúcar amarelo
200 gr de açúcar branco
5 cascas de laranja
1 colher (sobremesa) de canela

Modo de preparação:

Lave bem e retire os caroços a todas as ameixas e coloque-as dentro de uma caçarola. Acrescente os restantes ingredientes ás ameixas.

Doce de ameixas pretas-confecção 

Leve ao lume e deixe ferver até atingir o ponto desejado.

Doce de ameixas pretas-confecção2

Retire as cascas da laranja e triture tudo muito bem ou, se preferir, pode deixar alguns pedaços.

Doce de ameixas pretas-triturado

Depois de triturado coloque dentro de um frasco esterilizado, feche bem e deixe arrefecer virado com a tampa para baixo. Depois de frio guarde no frigorifico.

Bom apetite!

Mais uma vez peço a todas as pessoas que me seguem todos os dias, se puder ser, para atenderem a este meu pedido. Muito obrigada! ;)

Print Friendly and PDF
quinta-feira, 21 de junho de 2012 10 comentários

Batatas raladas no forno

Ora aqui fica então a receita das batatas que fizeram de acompanhamento ao entrecosto com alho. Esta fui buscar ao cantinho da miga Romy e posso dizer que fica deliciosa, eu gostei imenso, já o meu homem… comeu! Não é grande fã de cebola, por isso não se pode dizer que tenha ficado grande fã do prato… eh eh! ;)

Batatas raladas no forno

Ingredientes:

½ kg de batatas descascadas e raladas no ralo grosso ( usei o processador de cozinha)
1 1/3 chávena de leite
1 dente de alho grande
1 cebola média bem picada
Sal e tempero a gosto (usei pimenta e noz moscada em pó)

Queijo ralado q.b. (usei daquelas misturas de três queijos)

Modo de preparação:

Numa panela misture as batatas, o leite, a cebola e o alho. Tempere a gosto. Deixe levantar fervura mexendo sempre. Retire do fogo e espalhe a mistura numa forma refractária bem untada. Polvilhe com o queijo e asse em forno quente pré-aquecido por 25 minutos ou até que a batata esteja macia e o queijo dourado. Deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

Batatas raladas no forno-empratado

Bom apetite!

Romy, muito obrigada por partilhares esta delicia connosco!

Mais uma vez peço a todas as pessoas que me seguem todos os dias, se puder ser, para atenderem a este meu pedido. Muito obrigada! Print Friendly and PDF
terça-feira, 19 de junho de 2012 12 comentários

Um pequeno pedido…

Bolo anos sogra

Há dias tomei conhecimento de um concurso no site da Delta Cafés, e resolvi experimentar concorrer com este bolinho ( Bolo de aniversário de café e nozes). Acontece que preciso de muitos votos para conseguir chegar ao 1º lugar (neste momento estou em 6º). Queria pedir a todos os meus seguidores do blog que tenham facebook e que não estejam também a concorrer se não se importavam de me dar uma ajudinha. Não custa nada, basta irem a este link ( https://www.facebook.com/DeltaCafes?sk=app_264225977018200), permitir a aplicação ou fazer gosto e votar na minha receita. Ficava-vos imensamente agradecida e se algum dia forem vocês a precisar, claro que também poderão contar com a minha ajuda, estamos cá uns para os outros! ;)

Desde já o meu muito obrigado. Beijinhos doces.

Print Friendly and PDF
segunda-feira, 18 de junho de 2012 12 comentários

Entrecosto de porco com alho

Num destes dias andava eu a folhear as minhas revistas, quando me deparei com esta receita numa das Delícias da culinária que tenho. Ficou logo decidido que iria ser o jantar nesse dia. Sempre foi uma forma bem diferente, simples e rápida de cozinhar o entrecosto. Acreditem que ficou uma delicia, como acompanhamento fiz umas batatas raladas no forno, receitinha que irei partilhar com vocês no próximo post.
Então o entrecosto fiz assim:

Entrecosto de porco com alho

Ingredientes:

2 kg aprox. de entrecosto de porco em pedaços
Sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de óleo
6 colheres (sopa) de azeite
1/2 chávena (chá) de alho cortado em laminas
1 limão cortado em 4 partes para acompanhar (eu cortei ás rodelas)

Modo de preparação:

Numa tigela grande, tempere a carne com sal e pimenta e deixe descansar por 30 min. no frigorifico. Numa panela grande e de fundo grosso, aqueça o óleo em lume médio e frite a carne. Tape a panela e cozinhe por 40 minutos, misturando sempre. Se necessário adicione água aos poucos. Numa frigideira, em lume médio, aqueça o azeite e frite o alho. Coloque a carne numa travessa e polvilhe com o alho frito. Sirva acompanhado com os pedaços de limão.

Entrecosto de porco com alho-empratado

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
quarta-feira, 13 de junho de 2012 11 comentários

Bolo de café e nozes ( aniversário da sogrinha)

Ontem a sogrinha completou 61 anos de idade e, como ela gosta de coisas simples, este foi o bolinho que escolhi para lhe cantarmos os parabéns. A receita fui buscar ao Grande livro de pastelaria, que ao contrário do que eu esperava, se tem revelado um excelente livro. Até agora as receitas que tenho feito são fantásticas. Só não tirei fotos ao interior, porque esta cabeça oca se esqueceu de levar a máquina fotográfica para o jantar, mas garanto que fica um bolo super fofo e delicioso!
Eis a receita:

Bolo anos sograBolo anos sogra cima

Ingredientes:

175 gr de manteiga sem sal, mais um pouco para untar ( eu usei margarina, pois acho que o sal realça o sabor do café)
175 gr de açúcar mascavado
3 ovos grandes, batidos
3 colheres (sopa) de café forte
175 gr de farinha de trigo autolevedante
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
115 gr de pedaços de nozes
metades de nozes para decorar

Cobertura:

115 gr de manteiga sem sal
200 gr de açúcar em pó
1 colher (sopa) de café forte
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparação:

Aqueça previamente o forno a 180ºC / posição 4, se for a gás.
Unte e forre a base de duas formas para bolos com 20 cm de diâmetro.
Bata a manteiga e o açúcar mascavado até obter um creme de textura pálida e macia. Aos poucos, deite os ovos, batendo bem após cada adição. Adicione o café, batendo.
Peneire a farinha e o fermento, adicionando à mistura.
Em seguida, envolva ligeira e uniformemente com uma colher de metal. Envolva também os pedaços de nozes.
Divida a mistura entre as formas já preparadas e alise a superfície. Leve ao forno, previamente aquecido, durante 20-25 minutos, ou até ficarem dourados e flexíveis ao toque. Desenforme os bolos sobre uma rede de arrefecimento para arrefecerem.
Para a cobertura, bata em conjunto a manteiga, o açúcar,o café e a essência de baunilha, misturando até ficar homogénea e cremosa.
Use metade da mistura para sobrepor os bolos. Em seguida, espalhe a cobertura restante na parte superior e ondule com uma espátula. Decore com metades de nozes. Eu decorei com nozes picadas e escrevi parabéns 61 com creme de chocolate, visto tratar-se de um aniversário.

Bolo anos sogra ladoBolo anos sogra lado.

E que para o ano estejamos cá todos novamente para festejar!! ;)

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
segunda-feira, 11 de junho de 2012 14 comentários

Bolo de mel da Leonor

Eu adoro bolos de mel, e quando vi esta receita no blog da Leonor tive logo de experimentar e claro só podia ser uma delicia! Não fica um daqueles bolos de mel pesados, que tão pouca gente gosta, fica bem leve e super fôfo e a junção do mel e da baunilha dão a este bolo um sabor simplesmente maravilhoso, o melhor que comi até hoje, sem dúvida! Aqui fica a receita:

Bolo de melBolo de mel1

 

 

 

 

 

 

 


Ingredientes:

250 g de farinha
16 g de fermento químico (1 colher de sopa)
5 g de sal fino (1 colher de chá)
130 g de açúcar
120 g de manteiga amolecida
200 g de mel
1 colher de chá de essência de baunilha
160 ml de leite
4 claras (aproximadamente 140 g)

Modo de preparação:

Pré-aquecer o forno a 180º C.
Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma com cerca de 22 cm de diâmetro.
Peneirar os ingredientes secos e reservar.
Bater a manteiga com o mel e a baunilha até estar um preparado cremoso.
Adicionar os ingredientes secos e bater a velocidade baixa, apenas até ligar todos os ingredientes.
Juntar metade do leite, as claras e, por fim, o leite restante sem deixar de bater.
Levar ao forno durante cerca de 30 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco.
Retirar do forno e deixar arrefecer ligeiramente dentro da forma antes de desenformar.

Bolo de mel-interiorBolo de mel-fatia

Podem ver aqui a receita original. Leonor muito obrigada por teres partilhado esta receita connosco.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
terça-feira, 5 de junho de 2012 13 comentários

Rolinhos de legumes e queijo- Aproveitamentos

Esta foi a minha forma de acabar com uns legumes que tinha a rebolar no frigorifico. Estive a fazer rissóis e sobrou massa, então lá pus a cabeça a funcionar mais uma vez e toca de aproveitar. E se funcionou, estes rolinhos ficaram uma maravilha acompanhados com um molhinho de soja para o meu homem e molhinho teriyaki para a je. Mas também devem de ser óptimos com molho Inglês, ou agridoce, fica ao vosso gosto. São excelentes para uma entrada.
Fiz assim:

Rolinhos de legumes com queijo fritos Rolinhos de legumes com queijo interior

 

 

 

 

 


 

Ingredientes:

Restos de massa para rissóis (receita aqui)
Restos de legumes cortados em pedaços ( eu usei bróculos e batatas cozidas, mas podem usar o que tiverem)
Queijo mozzarella q.b.
Ovo batido q.b.
Pão ralado q.b.

Molho de soja ou outro a gosto

Modo de preparação:

Estenda a massa dos rissóis e corte rectângulos do tamanho que desejar. Em cada um coloque um pouco de queijo e por cima deste uma porção de legumes. Enrole e feche bem os rectângulos, formando rolinhos. Passe-os por ovo e pão ralado.

Rolinhos de legumes com queijo

Depois, tanto pode fritar os rolinhos em óleo bem quente, como os pode colocar no forno (sempre é mais saudável) ou então congele-os e use-os mais tarde. Acompanhe-os com um molho a seu gosto.

Nota: Se quiser pode tornar estes rolinhos completamente vegan, para isso basta trocar o leite da massa por leite de soja, o ovo por um pouco de água e o queijo mozzarella por queijo de soja.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF

Número total de visualizações de página

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;