segunda-feira, 30 de abril de 2012 8 comentários

Strogonof de chocolate

Este doce fui buscar à revista Mariana Culinária do Mês de Outubro. Fiz para levar para um almoço com a famelga e foi mais um que foi aprovado. Não fica exageradamente doce, logo não se torna enjoativo. É uma delicia.
Aqui fica a receita:

Strogonoff de chocolateStrogonoff de chocolate1Strogonoff de chocolate2

Ingredientes:

4 claras
70 gr de açúcar
400 gr de creme de pasteleiro (se quiserem têm a receita aqui, basta usarem 4 ovos em vez de 5, pois só são necessárias 4 claras)
100 gr de chocolate picado
Pepitas de chocolate q.b. para a decoração

Modo de preparação:

Bata as claras com o açúcar em castelo e envolva no creme de pasteleiro. Por fim, junte o chocolate e envolva tudo com a ajuda de uma vara de arames. Verta para as taças de servir e leve ao frigorifico para refrescar. Enfeite com as pepitas de chocolate.

Nota: Na revista enfeitaram com fios de ovos e morangos cortados ao meio.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
terça-feira, 24 de abril de 2012 8 comentários

Pescada com amêijoas

Mais um pratinho improvisado por mim, para fazer algo de diferente num destes dias. Ficou uma delicia e foi aprovadíssimo tanto por mim como pelo meu homem.
Fiz assim:

Pescada com ameijoas

Ingredientes:

4 postas de pescada
400 gr de amêijoas
1 cebola média
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
100 ml de vinho branco
100 ml de água
100 ml de azeite
Sal e pimenta q.b.
1 colher (sobremesa) de piri piri em pó

Modo de preparação:

Na frigideira deita-se a cebola cortada em rodelas, o alho picado, o louro, a polpa de tomate, rega-se com o azeite e tempera-se com o sal, a pimenta e o piri piri. Leva-se ao lume e assim que começar a ferver, colocam-se as postas de pescada, tapa-se e deixa-se cozinhar cerca de 10 minutos. Findo esse tempo retira-se a tampa, voltam-se as postas de pescada, regam-se com o vinho e a água e adicionam-se as amêijoas. Volta-se a tapar e deixa-se cozinhar até que as amêijoas abram. Eu servi com puré de batata.

Pescada com ameijoas-empratado

Nota: A gosto pode juntar salsa ou coentros picados.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
quarta-feira, 18 de abril de 2012 13 comentários

Tarte de amêndoa II

Fiz esta tarte à dias para levar a um almoço de família, para mim estas reuniões  são sempre uma óptima desculpa para fazer coisas diferentes para poder partilhar convosco. ;)
A receita retirei da revista Mariana Culinária do mês de Abril e posso dizer que é maravilhosa, foi aprovadíssima e é com certeza mais uma a ser repetida cá por casa!

Tarte de amêndoa 2Tarte de amêndoa 2-1

Ingredientes:

Massa:

125 gr de manteiga
125 gr de açúcar
1 ovo
250 gr de farinha
Geleia de marmelo de compra para pincelar (usei mel)

Recheio:

100 gr de miolo de amêndoa triturado ( usei palitada)
1 lata de leite condensado
Raspa de 1 laranja
4 ovos
2 dl de natas frias
1 dl de leite

Modo de preparação:

Para a massa, misture bem a manteiga com o açúcar. Em seguida junte o ovo e a farinha peneirada. Amasse bem até obter uma massa homogénea e maleável. Tenda-a e forre uma tarteira com 20 cm de diâmetro e fundo amovivel. Reserve.
Para o recheio, coloque o miolo de amêndoa sobre a massa na tarteira ( eu aqui torrei a amêndoa antes de colocar para dar mais sabor). À parte, misture os restantes ingredientes indicados, com uma vara de arames, e verta sobre a amêndoa.
Leve ao forno, na parte mais baixa, a 200ºC por 35 minutos ( eu coloquei no meio do forno a 180ºC). Findo o tempo, retire, deixe arrefecer e desenforme. Pincele com geleia de marmelo ligeiramente aquecida (usei mel) e sirva de seguida.

Tarte de amêndoa 2-2Tarte de amêndoa 2-3

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
sexta-feira, 13 de abril de 2012 14 comentários

Pudim de laranja

Na tentativa de gastar uma grande carrada de laranjas que me ofereceram, fui procurar nas minhas imensas revistas algo que me agradasse. Acabei por encontrar esta receita na Nova Cozinha Tradicional nº 77. Tanto eu como o meu homem gostámos bastante, fica um pudim muito saboroso. Eu fiz apenas metade da receita, mas deixo a receita original e cada um que faça como bem entender! ;)

Pudim de laranja

Ingredientes:

2 latas de leite condensado
12 ovos
1 1/2 lata-medida de sumo de laranja natural
1/2 lata-medida de chá de cidreira ( como não tinha usei camomila)
Caramelo líquido de compra para untar ( não tinha, por isso fiz)
Laranja e framboesas para decorar (utilizei só laranja)
Açúcar para polvilhar ( não usei)

Modo de preparação:

Comece por misturar o leite condensado com os ovos, o sumo de laranja e o chá.
Unte com caramelo uma forma com 23 cm de diâmetro e verta o preparado.
Leve ao forno a 180ºC, durante cerca de 45 minutos ( eu cozi na panela de pressão). Deixe arrefecer.
Desenforme o pudim já frio para um prato e sirva fresco, decorado com rodelas de laranja e framboesas polvilhadas com açúcar.

Pudim de laranja-fatia

Sugestão: Junte 1/2 cálice de vinho do Porto ao preparado antes de ir a cozer.

Bom apetite e bom fim de semana!

Print Friendly and PDF
terça-feira, 10 de abril de 2012 14 comentários

Sou alérgica a gente estúpida!!!!

tumblr_lj5kvbMClS1qbxztfo1_400
Imagem retirada da net

Sinceramente nunca me considerei uma pessoa mal educada, normalmente até sou bastante calma e consigo aturar muita m%$#& de muito boa gente. Mas eu hoje não me consigo calar, estou revoltada de uma forma que se eu pudesse espancava este mundo e o próximo! Pois se há coisa que eu detesto, sou mesmo alérgica é a gente estúpida! E quando gente estúpida goza com a minha cara então…eu expludo!! E hoje é um daqueles dias em que eu tenho mesmo de explodir!! Existe muita gente estúpida neste mundo e infelizmente algumas dessas pessoas são médicos, para mal dos nossos pecados!
Há cerca de mês e meio, fui ao hospital da minha zona falar com um médico pois queria retirar uns sinais que tenho e detesto. Esse médico disse que me podia fazer isso, mas que seria melhor se fosse feito na cirurgia plástica que eles lá faziam um trabalho mais bonitinho. Sim senhora, lá marcámos então a consulta para o
  Exm. Sr. Doutor da Cirurgia Plástica do Hospital de Tomar. Pouco tempo depois ( há cerca de um mês) lá fui (perdi um dia de trabalho, gastei gasolina e paguei 7.50€ de consulta), mas fui logo recambiada de volta pelo Excelentíssimo Sr. Doutor, porque supostamente deveria de ter levado análises para ele ver se estava tudo bem para que pudéssemos então marcar a cirurgia. Estupidez a dele porque podia ter visto isso no computador, pois as mesmas são sempre feitas no hospital e ele há-de ter acesso a isso tudo, mas tudo bem…
Entretanto fiz novas análises e hoje que, mais uma vez, tinha consulta com o
Excelentíssimo, tomei cuidado para não me esquecer delas e lá fui ( mais uma vez, perdi um dia de trabalho, gastei gasolina e paguei 7.50€ de consulta)!
A consulta estava marcada para as 15:30h, cheguei lá faltavam cerca de 15 minutos, fui atendida 1hora depois, para depois ouvir isto:

O excelentíssimo Sr. Doutor: Então diga lá o que é para fazer.
Eu: É para retirar estes sinais (mostrei-lhos).
O excelentíssimo Sr. Doutor: Ah isso tem de se ver se realmente é um caso grave ou se é apenas estética.
Eu: É mesmo por estética, sou eu que os quero tirar e mandaram-me para aqui.
O excelentíssimo Sr. Doutor: Ah mas eu não tenho tempo para fazer essas coisas, só faço se for cancerígeno, ou outra situação do género, não tenho tempo para isso!
Eu (já meio alterada) : Então mas eu vim aqui à cerca de um mês e você disse-me que tinha de trazer analises para você ver se estava tudo bem para poder marcar a cirurgia, e agora que venho com as analises esta me a mandar embora outra vez??!! ( Nem olhou para as análises!!)
O excelentíssimo Sr. Doutor: Sabe isto agora mudou tudo, já não podemos fazer essas coisas! É a lei.
Eu (já passada da cabeça): Então e não me pode indicar algum sitio onde mo possam fazer?
O excelentíssimo Sr. Doutor: Não, volte cá daqui a um ano para se ver como isso está a desenvolver!
Eu, mais uma vez: Mas não me pode indicar um sitio onde possa fazer isto mais depressa?!
O excelentíssimo Sr. Doutor: Não!
Virou costas e saiu porta fora!!!

Agora digam lá que não dá vontade de espancar alguém!!! Que raiva!!! 
É que aquele parvalhão de m”$&” que não tem outro nome, fez-me perder o meu tempo e o meu dinheiro para absolutamente nada!! Se calhar se eu tivesse a pouca sorte de ter um cancro (bate em madeira!!!) já tinha todo o tempo do mundo para mim!!! Porque infelizmente é assim, normalmente só se preocupam e dão atenção ás coisas quando já é tarde demais!!!
A minha vontade foi de continuar sentada no consultório até ele voltar e dizer-lhe na cara:  Só saio daqui de uma destas duas formas ou me marca a p#$%& da cirurgia ou me devolve o dinheiro da consulta!!! É que sinceramente, ISTO É GOZAR COM UMA PESSOA!!!!

Pois fique O Excelentíssimo Sr. Doutor a saber que os sinais hão-de sair, nem que tenha de ser eu a arrancá-los, mas uma coisa lhe garanto, pode ter a certeza de que não voltarei a por ai os meus pés, pois farta de aturar gente estúpida estou eu!!

Ps: Eu sei que isto nada tem a ver com o conteúdo do meu blog, mas teve de ser, lamento!

Print Friendly and PDF
segunda-feira, 9 de abril de 2012 15 comentários

Blog de parabéns!!

birthday4
Imagem retirada da net

Faz hoje 4 anos que coloquei o meu primeiro post neste blog!

Parabéns para mim, para o blog e para todos(as) vós que me acompanham todos os dias e que me dão a força que preciso para continuar!
Que venham mais quatro pelo menos!! Sorriso

Beijinhos carinhosos!

Print Friendly and PDF
5 comentários

Doce em camadas

Mais um docinho improvisado por mim num momento de pura gulodice, que serviu para acabar com uns restos que andavam perdidos pelo frigorifico. :)
Fiz assim:

Doce em camadasDoce em camadas2

Ingredientes:

100 gr de bolachas maria picada ( ou outras a gosto)
100 gr de nozes picadas grosseiramente
250 gr de morangos + alguns para enfeitar
5 colheres (sopa) de açúcar amarelo
1 colher (sobremesa) de canela
2 gemas
3 colheres (sopa) de farinha
Sumo de 1 lata de peras (grande) que tinha guardado no frigorifico
1 pacote de natas
2 colheres (sopa) de açúcar baunilhado

Modo de preparação:

Num tacho coloque os morangos partidos em pedaços, 3 colheres (sopa) de açúcar amarelo, a canela e leve ao lume até que estes se comecem a desfazer. Assim que estiver pronto, reserve e deixe arrefecer.
Num tacho à parte coloque as gemas, o restante açúcar amarelo, a farinha, o sumo de pera, misture tudo muito bem e leve ao lume a engrossar. Assim que engrossar retire do lume e deixe arrefecer também.
Num outro recipiente à parte bata as natas com o açúcar baunilhado até formar chantilly.
Em tacinhas comece por colocar um pouco de bolacha no fundo, por cima desta coloque uma camada de nozes, de seguida coloque uma camada do doce de morango, depois uma camada do creme de pêra, por cima deste coloque mais uma camada de bolacha  e outra de nozes. Finalize com o chantilly e enfeite a gosto com os restantes morangos.

Doce em camadas3

Sirva bem fresco.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
sábado, 7 de abril de 2012 5 comentários

Boa Páscoa!

páscoa

Desejo uma boa Páscoa para todas as pessoas que me visitam diáriamente!

Beijinhos doces.

Print Friendly and PDF
quinta-feira, 5 de abril de 2012 3 comentários

Pão caseiro

Apesar de ter a máquina de fazer pão, que muito me tem facilitado a vida, confesso que de vez em quando também sabe muito bem um pãozinho caseiro, para variar um pouco. E então acabadinho de fazer com manteiga… hummmm, não resisto! Esta receita fui buscar aqui, mas fiz menos quantidade e alterei uma coisita ou outra. Simplesmente adorei e tenho feito bastantes vezes, uns simples e outros com umas rodelas de chourição ou chouriço, uma delicia!
Aqui fica a receita como eu a fiz:

Pão caseiroPão caseiro.

Ingredientes:

1 kg de farinha sem fermento
1 saqueta de fermipan, ou outro fermento padeiro do mesmo tipo
600 ml de água ( mais ao menos, depende das farinhas, umas absorvem  mais do que outras)
Sal q.b.

Modo de preparação:

Num alguidar grande deita-se a farinha, e mistura-se com o sal, a seguir junta-se o fermento, mistura-se.
Aquece-se a água, não a ferver,  mas entre morna e quente, abre-se uma cavidade no centro da farinha e despeja-se a água. Com as pontas dos dedos, mistura-se a farinha com a água, fica grudenta parecendo com grumos, não faz mal é mesmo assim, passa-se a mão em volta das paredes do alguidar e envolve-se para dentro a farinha, se se vir que está ainda um pouco seca, vai-se pondo mais água morna, a massa fica com um aspecto húmido e peganhento mas é mesmo assim, Esta operação da mistura,( nada de amassar..) demora uns 8 minutos, depende do geito.
Depois de misturada , tapa-se a massa com um pano limpo, e por cima outro pano forte que "abafe" bem o alguidar e deixa-se levedar 1 hora.
Liga-se então o forno a cerca de 180ºC, para ir aquecendo.
Polvilha-se um tabuleiro com farinha, e com as mãos enfarinhadas, passam-se em volta das paredes do alguidar para descolar a massa, retiram-se porções de massa e vão-se formando bolas ( se quiser pode colocar chourição, chouriço, fiambre, o que quiser) e vão-se colocando no tabuleiro, voltam-se a tapar com o pano e deixam-se levedar mais 30 minutos.
Depois vão ao forno por cerca de 25 a 30  minutos, convém verificar.

Pão caseiro- interior

Nanda, muito obrigada pela partilha da receita!

Bom apetite, bom fim de semana e boa Páscoa!

Print Friendly and PDF
terça-feira, 3 de abril de 2012 8 comentários

Pasta de leite em pó (alternativa à pasta americana)

Tal como prometido aqui vos mostro as fotos e a receita da pasta que utilizei para fazer o bolo de aniversário do meu irmão. Tal como já disse no post anterior, acho-a um pouco mais difícil de trabalhar, principalmente ao estender, pois é mais quebradiça, mas assim que lhe apanhamos o geito é sempre a andar…eh eh eh! Basta ter um pouco de paciência. O que realmente compensa nesta pasta é que é super fácil de fazer e leva ingredientes que se encontram em qualquer hipermercado. E o resultado final fica igualmente bonito e a meu ver menos enjoativo.
A receitinha, como já disse, é da nossa colega
Emília e é a seguinte:

Pasta de leite em póPasta de leite em pó.

Ingredientes:

3 chávenas de chá de leite em pó peneirado
3 chávenas de açúcar de confeiteiro peneirado
Leite condensado até dar o ponto ( usei 1 lata)

Modo de preparação:

Misture o leite em pó com o açúcar e vá juntando o leite condensado aos poucos, comece misturando com uma colher, depois misture com as mãos, sove a massa até dar o ponto. 
Daí é só usar como se fosse a pasta americana.
Podem utilizar corantes de várias cores para fazer os enfeites ao vosso gosto.

Nota- Caso achem a pasta demasiado doce coloquem menos açúcar no bolo, assim já não ficará doce em demasia.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
domingo, 1 de abril de 2012 11 comentários

Bolo de aniversário “mamas”

Fiz este bolinho de aniversário para ontem celebrarmos o aniversário do meu mano. Escusado será dizer que ele adorou…eh eh eh!

Bolo de aniversário mamasBolo de aniversário mamas 1

Fiz um pão de ló simples (receita aqui) para o corpo e nas mamas acrescentei umas pepitas de chocolate. Cobri tudo com pasta de leite em pó, que é uma excelente alternativa à pasta americana e muito mais simples de fazer. A ideia fui buscar aqui e devo dizer que adorei (no post seguinte coloco a receita com foto para que vejam como fica). Acho-a apenas um pouco mais quebradiça que a pasta americana, o que a torna um pouco mais dificil de trabalhar, mas é só até lhe apanharmos o geito. Para além disso acho-a menos enjoativa que a pasta americana. Resumindo, gostei e irei utilizá-la mais vezes! ;) Para fazer as várias cores utilizei corantes alimentares e cacau.
O bolinho ficou uma delicia, devo dizer e foi aprovadíssimo por todos!

Bolo de aniversário mamas 2

Emilia, muito obrigada pela partilha da receita! ;)

Bom apetite!

Print Friendly and PDF

Número total de visualizações de página

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;