quarta-feira, 30 de novembro de 2011 10 comentários

Bolachas para o chá

Finalmente consegui-me entender com o meu dispara biscoitos, eh eh! Já tinha feito uma tentativa á uns anitos e como não me entendi com ele, pus para o lado e nunca mais quis saber! Mas de cada vez que via alguém postar bolachinhas feitas com o dito eu roía-me toda, pois também queria saber fazê-los! Depois de ver mais uma vez este video, que a nossa amiga Luísa Alexandra teve a gentileza de partilhar connosco, resolvi experimentar novamente e voilá, saíram bolachinhas!!! Deliciosas por sinal, simplesmente adorámos! A receita vinha com o dispara biscoitos e tem como nome Tea Pastry, o que eu achei um pouco estranho pois traduzido não tem grande lógica, por isso resolvi chamar-lhes bolachas para o chá! :P
Aqui fica a receitinha:

Bolachas para o cháBolachas para o chá.

Ingredientes:

250 gr de manteiga ou margarina
250 gr de açúcar
2 ovos
1 pitada de sal
500 gr de farinha com fermento
1/2 colher (chá) de aroma de baunilha

Modo de preparação:

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme (eu fiz no processador de comida). Acrescente os ovos, o sal e a baunilha.
Peneire a farinha e vá misturando aos restantes ingredientes a pouco e pouco até obter uma massa macia. Leve ao frigorifico a arrefecer até assentar ( eu deixei 30 minutos). Forme os biscoitos e coloque-os num tabuleiro untado. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 10 minutos.

Rendeu-me 143 bolachas.

Bom apetite e bom feriado!

Print Friendly and PDF
sexta-feira, 25 de novembro de 2011 9 comentários

Risotto de cogumelos

Na verdade o meu primeiro risotto! Sim, finalmente ganhei coragem e toca de experimentar… sim, foi isso… isso, e o facto de o pacote de arroz para o fazer estar quase a ficar fora da validade… :P
Seja como for, valeu a pena, pois tanto eu como o meu homem adorámos! É verdade que é um bocadinho mais trabalhoso, mas vale bem a pena! Este foi inspirado no Grilled Mushroom Risotto do Jamie Oliver…
Fiz assim:

Risotto de cogumelos

Ingredientes:

1 pé de aipo
1 cebola pequena
1 lata de cogumelos laminados
1 dl de azeite
1,5 dl de vinho branco
250 gr de arroz para risotto
1 colher (sopa) de manteiga
1 mão cheia de queijo parmesão ralado
1/2 l de caldo de carne
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:

Num tacho coloque a cebola e o aipo finamente picados, regue com o azeite e leve ao lume. Assim que a cebola esbranquiçar, adicione os cogumelos e deixe fritar um pouco. Junte então o arroz e regue com o vinho branco, tempere de sal e pimenta e deixe ferver. Regue com um pouco de caldo de carne e deixe evaporar mexendo sempre sem parar, assim que o arroz absorver o caldo, deite-lhe mais um pouco, sempre a mexer sem parar. Repita até que o arroz coza e fique cremoso ( demora cerca de 30 minutos). No final envolva bem a manteiga e o queijo e sirva de imediato.

Bom apetite e bom fim de semana!

Print Friendly and PDF
quarta-feira, 23 de novembro de 2011 14 comentários

Bolo vermelho aveludado (Red velvet cake)

Esta receita foi retirada do livro “ O grande livro de pastelaria”. Foi uma junção de duas das receitas vindas nesse livro com algumas alterações do meu homem! Sim, foi ele que o fez, quem diz que os homem não têm jeito para cozinhar engana-se e muito! ;)
E porque é que ele juntou duas receitas, perguntam vocês, porque a avaliar pela foto do bolo vermelho (pág. 94) ele achou-o tudo menos aveludado, achou-o muito massudo e eu concordei, então resolveu fazer antes o Pão-de-ló Victória (pág.20). O resultado foi um bolinho super fôfo com uma cor lindíssima e com um sabor… nem dá para descrever, só sei que eu não conseguia parar de comer… eh eh!
Então ele fez assim:

Bolo vermelho aveludadoBolo vermelho aveludado1Bolo vermelho aveludado2Bolo vermelho aveludado3Bolo vermelho aveludado cortado

Ingredientes:

Bolo:

175 gr farinha auto levedante
1 colher (chá) de fermento
175 gr manteiga amolecida
100 gr de açúcar branco
75 gr açúcar mascavado
3 ovos
1 colher (sobremesa) de aroma de baunilha
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de água 
1 frasquinho de corante vermelho líquido
1 caixa de framboesas

Cobertura:

250 gr de queijo creme
40 gr de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de açúcar em pó
1 colher chá de essência de baunilha

Modo de preparação:

Cobertura: Juntar tudo e bater, reserve.

Bolo: Deitam-se os ingredientes secos numa taça e misturam-se. Adicionam-se os líquidos todos e bate-se bem. Coloca-se a massa em 2 formas iguais untadas e forradas com papel vegetal e levam-se ao forno pré aquecido por cerca de 15 a 20 minutos a 180ºC.
Retiram-se do forno e deixam-se arrefecer cerca de 5 minutos dentro da forma. Desenformam-se e deixam-se arrefecer em cima de uma rede. Coloca-se uma das metades num prato e barra-se com metade do creme, coloca-se a outra metade por cima e barra-se com o resto do creme. Enfeita-se com as framboesas.

Bolo vermelho aveludado fatiaBolo vermelho aveludado fatia.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
sexta-feira, 18 de novembro de 2011 9 comentários

Bolo de pêra super fôfo

O vosso destino é o contentor do lixo! Pensei eu quando olhei para três pêras que tinha na fruteira. O meu homem já não lhes tocava pois ele gosta da fruta rija e nem eu, que gosto dela madura, estava disposta a fazer esse sacrifício, já estavam maduras demais! Agarrei nelas e, que se lixe, descasquei-as para dentro de um recipiente e pus-me a inventar! Qualquer porcaria que daqui saia há-de ser melhor que deitá-las fora, pensei eu… Minutos depois saiu um bolinho, tão fôfo, tão húmido e tão saboroso! Valeu a pena arriscar, é um bolinho a ser repetido, sem dúvida, e que eu vos aconselho vivamente a experimentar!
Os ingredientes fui pondo a olho, não pesei nada, as medidas que vos deixo são mais ou menos o que devo ter utilizado!
Fiz assim:

Bolo de pêra

Ingredientes:

Bolo:

3 pêras bem maduras
1 ovo
50 gr de açúcar mascavado
100 gr de farinha com fermento
1 colher ( sobremesa) de canela em pó
1 colher (sobremesa) de gengibre em pó
1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio

Cobertura:

100 gr de chocolate preto
3 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de margarina

Modo de preparação:

Num recipiente coloque as pêras descascadas e cortadas em pedaços bem pequenos, eu utilizei um garfo para as esmagar um pouco, mas não totalmente. Acrescente os restantes ingredientes e misture bem. Deite numa forma de buraco untada e enfarinhada e leve a forno pré aquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos. Retire e desenforme. Num recipiente que possa ir ao micro ondas coloque o chocolate partido em pedaços, o leite e a margarina e leve ao micro ondas por cerca de 2 minutos, retire e misture muito bem até que o chocolate derreta totalmente. Regue o bolo.

Bolo de pêra fatiaBolo de pêra fatia.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
domingo, 13 de novembro de 2011 18 comentários

A melhor receita de bolo de chocolate húmido

Podem ter a certeza que sim, este é sem dúvida o melhor bolo de chocolate que já comi até hoje e foi feito… pelo meu homem! É de comer e chorar por mais, a perfeição em forma de bolo, nem dá para descrever muito bem e nem eu tenho muito jeito para isso, só mesmo provando, o que eu aconselho vivamente!!
A receita ele foi buscar aqui e devo dizer que fiquei rendida, caso ainda não tivessem percebido… :D
Alguns dos ingredientes nós não tínhamos por aqui por isso ele substituiu por outros, aqui fica a receita como ele a fez:

Bolo de chocolate húmido.Bolo de chocolate húmido

Ingredientes:

2 chávenas de farinha com fermento
2 chávenas de açúcar
¾ chávena de cacau
2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 ovos
1 colher (chá) de sal
1 chávena de leite
1 chávena de óleo vegetal
1 ½ colher (chá) de aroma de baunilha
1 chávena água quente
1 pacote de pepitas de chocolate

Cobertura:

300 ml de natas
1 colher (chá) manteiga
500 gr de chocolate culinário

Modo de preparação:

Pré aqueça o forno a 160ºC ( o bolo tem de cozer lentamente). Bata muito bem todos os ingredientes excepto a água e as pepitas. Quando tiver tudo bem misturado adicione então a água e volte a bater até ficar com uma massa macia. Por fim adicione as pepitas. Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno. Após 40 minutos aumente a temperatura para 180ºC e deixe cozer mais 10 minutos. Vá verificando se este já se encontra cozido com a ajuda de um palito, assim que este sair limpo o bolo está cozido, não se deve deixar cozer demais. Depois de cozido deixe arrefecer na forma e desenforme.
Leve ao lume as natas com a manteiga, quando esta derreter adicione o chocolate partido em pedaços e deixe derreter, misturando de vez em quando. Retire do lume e aplique em cima do bolo.

Bolo de chocolate húmido fatiaBolo de chocolate húmido fatia.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
sábado, 12 de novembro de 2011 6 comentários

Quiche de carne guisada (aproveitamentos)

Esta quiche foi feita num destes dias para gastar uns restos de carne guisada, mas podem utilizar o que tiverem a rebolar pelo frigorifico, o importante é não deixar estragar! ;)
Eu sei, a foto está péssima, pois foi tirada com o telemóvel, porque não tinha a máquina fotográfica na altura e digamos que o telemóvel também podia ser melhor…ah ah ah… acreditem que o aspecto ficou bem melhor do que parece, mas dá para ter uma ideia! :P
Fiz assim:

Quiche de carne guisada

Ingredientes:

1 base de massa folhada de compra
Carne guisada q.b.
Couve cortada em juliana q.b.
Cenoura cortada em pedaços q.b.
2 ovos
1 pacote de natas

Modo de preparação:

Comece por separar a carne do molho, deite o molho num tacho, acrescente um pouco de água e leve ao lume até ferver. Deite a couve e a cenoura e deixe cozer, se for necessário, acrescente um pouco de sal. Corte a carne em pedaços e acrescente à couve.
Coloque a massa folhada num refractário e pique com um garfo. Recheie com o preparado de carne. Dentro de uma taça deite os ovos e as natas e misture muito bem, deite por cima da carne e leve ao forno até dourar e a massa ficar cozida.
Sirva com uma saladinha.

Bom apetite e bom fim de semana!

Print Friendly and PDF
quinta-feira, 10 de novembro de 2011 8 comentários

Bolo em calda de Beirão

Esta receita retirei da revista Delicias da Culinária nº 17. Na realidade chama-se bolo em calda de Rum, mas como não havia rum… :P
A foto não ficou tão bonita como a da revista, mas acreditem que o bolo ficou uma delícia!! Eu alterei um pouco porque alguns dos ingredientes, como já disse, eu não tinha, então toca de improvisar… ficar sem bolinho é que não!!! :D
Deixo-vos a receita original com as alterações que fiz:

Bolo em calda de BeirãoBolo em calda de Beirão fatia

Ingredientes:

2 chávenas (chá) de farinha de trigo
1/2 chávena (chá) de água morna
1/2 chávena (chá) de manteiga amolecida
2 colheres (sopa) de açúcar
3 ovos
15 gr de fermento de padeiro (utilizei ramazzotty)
Margarina para untar e farinha para polvilhar
Chantilly comprado pronto e frutas para decorar (não usei)

Calda:

1 chávena (chá) de água
1 1/2 chávena (chá) de açúcar
1 chávena (chá) de sumo de laranja (usei 1/4 de chávena de sumo de limão)
1/2 chávena (chá) de Rum ( usei Beirão)

Modo de preparação:

Bata os ingredientes da massa. Coloque numa forma de pão de ló untada e enfarinhada. Leve ao forno até assar. Leve ao lume a água e o açúcar por 5 minutos. Adicione o sumo e o Rum (Beirão) e misture. Regue o bolo e leve ao frigorifico por duas horas. Desenforme e decore com o chantilly e frutas a gosto.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
domingo, 6 de novembro de 2011 9 comentários

Pizza de carne picada

Esta pizza foi o meu homem que fez num destes dias, é bem diferente das que costumamos comer, mas de vez em quando também sabe bem variar um pouco, não? Ficou mesmo muito boa, a repetir!
Ele fez assim:

Pizza de carne picada

Ingredientes:

Massa:

5oo gr. de farinha
1 colher ( sobremesa ) de sal fino
1 colher ( sobremesa ) de fermento de padeiro
1 colher ( sopa ) de azeite
1 caneca de água quente ao toque

Recheio:

400 gr de carne picada de vaca
200 gr de bacon gordo cortado em cubinhos
Sal e pimenta q.b.
Molho de tomate q.b.
Queijo mozzarella ralado q.b.
Orégãos q.b.

Modo de preparação:

Para a massa: Numa tigela, ponha a farinha, o sal e o fermento de padeiro, mexa bem. De seguida, adicione a água, mas só o suficiente até ver que já consegue misturar tudo bem e sem pegar ás mãos. Por fim junte o azeite e amasse tudo muito bem até formar uma massa elástica e fôfa ( cerca de 5 minutos ). Depois forme uma bola, deite-a na taça, tape e deixe dobrar de volume ( cerca de 30 minutos ).
Enquanto isso prepare o recheio: Numa frigideira deite o bacon e leve ao lume, deixe fritar um pouco. Adicione então a carne picada, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar.
Estenda a massa e forme as bases para a pizza, coloque uma boa porção de molho de tomate, cubra com a carne, polvilhe com o queijo e orégãos e leve ao forno até que o queijo derreta e a massa fique cozida. Sirva.

Nota: A gosto pode juntar também cogumelos, azeitonas, cebola, pimento, o que quiser.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF

Número total de visualizações de página

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;