segunda-feira, 31 de outubro de 2011 10 comentários

Broas de limão

Este sábado foi dia de fazer broas. Eu todos os anos adoro fazer uma grande quantidade de broas, para poder distribuir pela famelga, para oferecer ás crianças que por aqui passam no dia dos bolinhos e claro para eu e o meu homem comermos! Este ano optei por fazer duas variedades, fiz de café ( receitinha aqui) e fiz estas de limão para ser diferente. A receita fui buscar aqui, mas só fiz metade, uma vez que ia fazer as duas variedades, ficaram uma delicia. Aqui fica:

Broas de limão1Broas de limão

Ingredientes:

1 Kg farinha
0,5 Kg de açúcar
250g de margarina
1 colher de canela
1 colher de chá de fermento
3 ovos
Cerca de 0,5dl de leite
Raspa de limão

Modo de preparação:

Amassar tudo e moldar pequenas broas. Sobre cada uma colocar um pedacinho de noz ( não coloquei). No final pincelar cada uma das broas com ovo batido. Levar ao forno até ficarem coradinhas.

Broas de limão interior

Rendeu-me cerca de 50 broas.

Bom apetite!

happyhalloween1
Imagem retirada da net

Print Friendly and PDF
sexta-feira, 28 de outubro de 2011 5 comentários

Potes de chocolate da Nigella ( Nigella’s chocoPots)

Eu adoro todas as receitas da Nigella, mas tenho de confessar que aquilo que acho que ela faz melhor são sem dúvida os doces. É cada um melhor que o outro e ainda por cima são facílimos de fazer o que me agrada ainda mais…ah ah ah ah!!!
Aqui fica mais uma das suas receitinhas, que me deixou completamente rendida:

Pote de chocolatePote de chocolate interior

Ingredientes.

200 gr de chocolate preto
120 gr de manteiga sem sal
2 ovos ( pus 4, pois queria fazer mais quantidade)
1 chávena de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha

Modo de preparação:

Derreta o chocolate juntamente com a manteiga em banho maria (utilizei o micro ondas).
Num recipiente misture os ovos, o açúcar e a farinha peneirada e bata tudo muito bem. Acrescente o chocolate e volte a misturar. Deite nos ramekins já untados e enfarinhados e leve ao forno pré aquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos.
Sirva de imediato.

Potes de chocolatePote de chocolate interior2

Esta sobremesa deve de ser feita na altura em que vai ser comida, pois deve-se servir quente. Se quiser pode fazer o preparado e guardar no frigorifico e na altura em que quiser servir, retire do frigorifico com alguma antecedência, para que fique à temperatura ambiente, e leve ao forno momentos antes de servir.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
sexta-feira, 21 de outubro de 2011 14 comentários

Crumble de maçã

Esta foi uma das ideias do meu homem num destes dias, só que ele costuma juntar peras também. Uma ideia que teve de ser repetida inúmeras vezes de tão bom que é! Esta foi uma delas, desta vez apenas com maçã que era o que havia, mas penso que poderão utilizar qualquer tipo de fruto a gosto.
Então a receita é assim:

Crumble de maçã.Crumble de maçã..

Ingredientes:

5 maçãs grandes
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de água
1 colher (sobremesa) de canela
1 colher (sopa) de mel
150 gr de manteiga
100 gr de açúcar
200 gr de farinha (+ ou –)

Modo de preparação:

Descasque as maçãs e parta-as em pedaços para dentro de um tacho juntamente com as 2 colheres de açúcar, a água, a canela e o mel. Leve ao lume e deixe ferver até que as maçãs fiquem cozidas. Coloque-as num refractário ou nuns ramekins e reserve.
Num recipiente misture a manteiga, o açúcar e a farinha e misture com a mão até que se formem grãos, se achar necessário vá adicionando mais farinha, se achar que é demais, não a coloque toda. Assim que começar a sentir grãos, tipo grãos grandes de areia está bom. Coloque este preparado por cima das maçãs, sem calcar, espalhe apenas até tapar a parte de cima como está na imagem em baixo.

Crumble de maçã

Leve ao forno até que fique bem tostadinho por cima. Pode servir morno ou frio.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
segunda-feira, 17 de outubro de 2011 14 comentários

Caramel croissant pudding ( Pudim de caramelo e croissant)

Esta eu tinha de experimentar, sem dúvida!! Foi uma das receitas da Nigella que me deixou completamente a salivar e que me fez dizer logo, eu tenho de fazer isto!!! :D
E fiz e voltei a fazer e irei continuar a fazer, porque este pudim é simplesmente delicioso!! Uma espécie de pudim de pão, feito com croissants em vez do pão, que tanto acabadinho de fazer, como bem fresquinho é uma verdadeira tentação, acreditem!!!
Aqui fica a receita:

Caramel croissant pudingCaramel croissant puding1

Ingredientes:

4 croissants folhados
200 gr de açúcar
Água q.b.
200 ml de natas
200 ml de leite
1 shot de Bourbon ( eu usei Licor Beirão)
4 ovos

Modo de preparação:

Num tacho tape o fundo com água, adicione o açúcar e leve ao lume, sem mexer, até ganhar a cor de caramelo.
Entretanto parta os croissants em pedaços para dentro de um recipiente que possa ir ao forno, reserve.
Retire o açúcar do lume e misture-lhe as natas mexendo sempre energicamente, depois junte o leite e o Bourbon. À parte, bata os ovos e misture-os também ao restante preparado. Deite por cima dos croissants, empurrando-os para baixo para que estes absorvam um pouco do molho e leve ao forno pré aquecido a 180 ºC por cerca de 10 a 15 minutos. Pode servir morno ou frio.

Caramel croissant puding2

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
terça-feira, 11 de outubro de 2011 13 comentários

Trifles rápidos de bolacha e chocolate

Era para fazer novamente o trifle da Nigella que já fiz aqui, mas primeiro não me apetecia estar a fazer um bolo de propósito para o efeito e depois, pormenores à parte, lembrei-me que não tinha ovos!! Então olhem, para variar um bocadito pus-me a inventar… eh eh eh!!! E que bela invenção, ficou um espectáculo!!!
Fiz assim:

Trifle rápido de bolacha e chocolateTrifle rápido de bolacha e chocolate1

Ingredientes:

2 saquetas de pudim de chocolate ( podem usar outro sabor)
600 ml de leite
6 colheres (sopa) de açúcar
1 pacote de bolachas maria (picadas grosseiramente)
500 gr de morangos + 50 gr de açúcar
Licor Beirão q.b.
Nozes picadas q.b.

Modo de preparação:

Num tacho deite os pudins, o açúcar e o leite, mexa bem e leve ao lume até engrossar. Encha cerca de 1/3 de cada taça individual ou de uma taça grande e deixe arrefecer.
Leve ao lume os morangos cortados em pedaços juntamente com o açúcar e deixe ferver até que estes se comecem a desfazer. Retire do lume e deixe arrefecer.
Assim que os pudins arrefecerem polvilhe-os com bastante bolacha picada, por cima desta deite uma colher de sopa de Licor Beirão, de seguida uma mão cheia de nozes picadas e termine com o doce de morangos. Enfeite com mais bolacha e leve ao frigorifico para que fiquem bem frescos antes de servir!

Trifle rápido de bolacha e chocolate2

Quem quer provar??? :D

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
sexta-feira, 7 de outubro de 2011 5 comentários

Batido de maçã e pêra

Por vezes quando me apetece algo doce e, primeiro não me apetece estar com trabalho a fazer bolos, doces, etc…, segundo dá-me um daqueles ataques malucos de “ah e tal estás de dieta…” sim, claro!!! Lembro-me sempre de inventar algo deste género, algo simples, rápido e saudável e que sabe tão, mas tão bem!!!
Fiz assim:

Batido de maçã e pêraBatido de maçã e pêra1

Ingredientes:

1 maçã
1 pêra
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sobremesa) de canela
500 ml de leite

Modo de preparação:

Descasque a maçã e a pêra e corte em pedaços para dentro da liquidificadora, junte-lhe os restantes ingredientes e triture tudo muito bem.
Beba bem fresco.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
terça-feira, 4 de outubro de 2011 6 comentários

Bolo de chocolate e laranja da Nigella

Andava a rever o livro Feast Food that celebrates life da Nigella quando me deparei com este bolinho a sorrir para mim. Simples, rápido… ficou logo decidido, tinha de o fazer!! Como não tinha laranjas e nem encontrei no hipermercado as que pretendia, que são aquelas de casca fininha, que são as ideais para fazer este bolo, resolvi utilizar antes clementinas, o que acho que foi um grande erro, pois o bolo acabou por se tornar um pouco amargoso. Se não fosse esse pormenor este bolo tinha ficado uma autêntica maravilha! Com certeza irei voltar a fazê-lo, mas para a próxima, use o que usar, só ponho mesmo o suminho e a polpa e chega!!! :P
Heis a receita:

Bolo de chocolate e laranjaBolo de chocolate e laranja 1

Ingredientes:

2 laranjas de casca fina pequenas, ou 1 grande ( aprox. 375gr de peso total) ( utilizei 4 clementinas)
6 ovos
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicabornato de sódio
200 gr de amêndoas picadas
250 gr de açúcar
50 gr de cacau
Cascas de laranja para a decoração

Modo de preparação:

Lave as laranjas e coloque-as numa panela com água fria. Coza durante 2 horas ou até que fiquem moles. Escorra-as e quando estiverem frias, corte as laranjas ao meio e remova os caroços maiores. Reduza a puré- caroços, casca e tudo- no processador de comida.
Assim que a fruta esteja fria ou quase, pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e polvilhe de farinha uma forma com cerca de 20 cm de diâmetro.
Adicione os ovos, o fermento, o bicarbonato de sódio, as amêndoas, o açúcar e o cacau à laranja no processador de cozinha. Vá triturando lentamente até que fique bem misturado, mas não completamente triturado. Deite a mistura na forma e coza durante uma hora. Depois de 45 minutos convém verificar pois pode precisar de o tapar com folha de aluminio para não se queimar por cima. Deixe o bolo arrefecer na forma e depois desenforme. Enfeite com as cascas de laranja.

Bolo de chocolate e laranja-fatia

Bom apetite!

Print Friendly and PDF

Número total de visualizações de página

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;