Esta foi a primeira receitinha que fiz do livrinho do Jamie Oliver, Jamie’s 30 minute meals, que o meu homem me ofereceu no Natal!
Sinceramente não sei se a fiz em 30 minutos se não, não estive a contar eh eh eh, na verdade não estava com pressa nenhuma ( estava de férias), e como tinha de ir traduzindo à medida que ia fazendo, não me preocupei muito com isso!
Em relação ao prato adorei, fica realmente muito saboroso, uma maravilha, aconselho! E para as meninas que andam à procura de receitinhas dele aqui fica a primeira de muitas que irei fazer com certeza!
Os passos na receita estão feitos tal e qual como o Jamie manda fazer para que consigamos terminar tudo em 30 minutos, neste caso seria menos tempo pois não fiz a sobremesa!
Ingredientes:
Para as costeletas:
4 costeletas de porco de boa qualidade com a pele com cerca de 180 gr ( obviamente não estive a pesar, foi o que veio à mão)
8 dentes de alho
1 colher (chá) de sementes de funcho (não usei)
1 pequeno ramo de salva fresca
Mel para salpicar
Para as batatas:
700 gr de batatinhas para assar
1/2 limão
1 colher (chá) de mostarda em grão ( usei mostarda normal)
1 pequeno ramo de salsa
Para a couve:
1 couve lombarda pequena
2 colheres (chá) de molho de menta de boa qualidade ( não usei porque não encontrei em lado nenhum)
Temperos:
azeite q. b.
azeite extra virgem q.b. ( não pus)
Sal e pimenta preta q.b.
Modo de preparação:
Coloque as costeletas numa tábua e corte a pele e alguma da gordura. Corte a pele em fatias de cerca de 1 cm e coloque-as numa frigideira com a gordura virada para baixo para fazer os torresmos.
Entretanto lave bem as batatas livrando-se de todos os pedaços deformados. Dê uns cortes em todas elas e deite-as num recipiente grande que possa ir ao microondas. Adicione a metade do limão e uma boa pitada de sal e pimenta. Cubra com uma dupla camada de película aderente e leve ao microondas na potência máxima durante 17 minutos ou até ficarem cozidas.
Use uma pinça para virar os torresmos. Faça cortes nas costeletas e tempere-as de ambos os lados com uma boa pitada de sal e pimenta. Assim que os torresmos estiverem crocantes e dourados retire a frigideira do lume.
Entretanto divida a couve ao meio apare a base e retire as folhas exteriores. Corte em 8 fatias, coloque numa panela grande e ponha de lado.
Esmague ligeiramente os dentes de alho com a palma da mão e deite na frigideira. Volte a colocar ao lume. Puxe os torresmos e os alhos para um lado da frigideira e coloque as 4 costeletas na frigideira com a gordura virada para baixo. Use a pinça para transferir os pedaços de torresmos e alho para um tabuleiro. Espalhe as sementes de funcho pelo tabuleiro, e leve ao forno na prateleira de cima.
Deite água a ferver na panela onde colocou as couves e uma boa pitada de sal. Ponha a tampa e leve ao lume por 6 a 8 minutos, ou até ficar tenra o suficiente para se comer.
Assim que as costeletas tiverem a parte da gordura dourada deite-as na frigideira de lado. Cozinhe por cerca de 4 minutos, até ficarem douradas.
Retire o tabuleiro do forno e adicione as costeletas de porco e as folhas de salva, misture tudo muito bem enfeitando as costeletas com as folhas de salva e os torresmos. Regue as costeletas com um pouco de mel e leve novamente ao forno por cerca de 10 minutos ou até as costeletas ficarem cozinhadas com bom aspecto.
Escorra a couve num coador e volte a colocar na panela e salpique com 2 colheres ( chá) de molho de menta, uma pitada de sal e pimenta regue com um pouco de azeite extra virgem. Misture gentilmente com a pinça.
Retire as batatas do microondas. Retire cuidadosamente a pelicula aderente, certifique-se de que estão cozidas e retire as metades de limão. Adicione uma colher ( chá) de mostarda, umas boas gotas de azeite extra virgem e uma boa pitada de sal e pimenta. Finalmente pique a salsa e adicione. Parta e esmague as batatas com uma colher, misturando todos os sabores.
Sirva tudo junto.
O meu homem como não é grande fã de couve comeu com uns bróculos romanescos cozidos que depois levaram um pouco do molho da carne por cima.
Bom apetite!
Amiga, adorei esta tua receita simples, ma sem duvida que é deliciosa.
ResponderEliminarBeijinhos
Ficou apetecivel Piteca!
ResponderEliminare nunca tinha visto esses broculos.Têm aspecto tao engraçado...
Bjokas,
Rita
Um pratinho bem completo x
ResponderEliminarAmiga se as seguintes forem como essa...que venham mais! Gostei imenso da receita.
ResponderEliminarBeijinhos
Olá,Piteca!
ResponderEliminarFicou fenomenal,a conjugação de sabores é excelente!
Recebi alguns livros de cozinha este Natal e no aniversário esse é um deles mas ainda não fiz nada de lá.
Bjinhos e bom fds
ADORO CARNE DE PORCO BEM DESSA FORMA QUE VC FEZ!
ResponderEliminarPARECE QUE SINTO O CHEIRO!! RSRS
Ficou com muito bom aspecto.
ResponderEliminarE a minha filhota adora torresmos, mas cá em casa raramente os faço...
Bjs
ADOREI AS TUAS COSTELETAS, FICARAM MESMO 5 *. BJS
ResponderEliminarYummy, yummy! Pele estaladiça, pururucada?? Que delícia! Pra mim o acompanhamento da batata é perfeito.
ResponderEliminarEsta com um aspecto fantástico estas costeletas... Adoro torresmos : )
ResponderEliminarGostei da receita : )
Beijinhos
Eu fico com as batatinhas todas e os verdes tá bem. Tu ficas com as costeletas :)
ResponderEliminarEssa ideia de batatas com limão pareceu-me muuuuito interessante. Vou ter de pôr em prática!
Beijinhos,
Rute
Ficou com óptimo aspecto amiga.
ResponderEliminarbjs grandes e uma boa semana p ti***
O passo a passo da receita está fantástico, bjs.
ResponderEliminarFico-me pelas costeletas :)... Ficou espetáculo o teu prato miga
ResponderEliminarbeijoca
Adoro costoletas!!e estas estao bem apetitosas!!
ResponderEliminarbjs
Olá
ResponderEliminarParabéms pelo teu blog.
To te seguindo e espero que tu também nos siga ok
http://minhastuasnossasreceitas.blogspot.com/
Parabéns hummmmmmm
Bjinhos.
Márnia Einsfeldt
Muito obrigada miguitas!
ResponderEliminarBeijocas fofas!